A cidade de Jerusalém é disputada pelas três grandes religiões. É um local sagrado para o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo. Quais são esses locais sagrados para estas religiões?
Matéria: Religião
Respostas
Resposta:
BASÍLICA DO SANTO SEPULCRO:
Construída onde acredita-se ser o local da ressurreição de Jesus, é o lugar mais importante para os cristãos. Lá está uma tumba com a pedra em que o corpo de Cristo teria sido colocado.
MURO DAS LAMENTAÇÕES:
O lugar sagrado do judaísmo é parte do antigo Templo de Salomão.
A CIDADELA:
Também conhecida como Torre de Davi, os bizantinos erroneamente a chamavam de Palácio do rei Davi.
SINAGOGA DE RAMBAN:
Primeira grande sinagoga da cidade, erguida 500 anos após os judeus serem expulsos.
VIA DOLOROSA (ou Via sacra):
É um percurso pelas ruas da cidade com 14 “estações”, que representam as etapas da crucificação de Jesus.
MONTE SIÃO:
Colina próxima ao monte dasOliveiras, embora o nome Sião também seja associado à própria Jerusalém e à ideia da Terra Prometida. Lá fica a Abadiade Hagia-Maria, construída sobre o lugar em que a mãe de Jesus teria morrido. Também estão no monte o edifício onde teria ocorrido a Última Ceia e a suposta tumba do rei Davi.
DOMO DA ROCHA:
Fica na Mesquita de Omar, finalizada em 691, e tem o domo coberto de ouro. A tal rocha fica no centro da mesquita e é, segundo a tradição islâmica, o lugar de onde Maomé ascendeu ao céu. Para os judeus, é onde Abraão foi ordenado a sacrificar seu filho Isaac.
MONTE DAS OLIVEIRAS:
Segundo a Bíblia, foi o local para onde Jesus teria ido após a Última Ceia. Lá fica o jardim de Getsêmani, onde Cristo foi traído por Judas, e a Mesquita da Ascensão, construída onde ele teria ascendido para os céus. Para os judeus, é neste local que o Messias retornará no dia do Julgamento.