A Educação Física é uma ciência que perpassou caminhos diversos, que são conhecidos atualmente como abordagens pedagógicas. Muitas dessas abordagens apresentam métodos e pensamentos extremamente diferentes. Essas teorias aparecem no sentido de legitimar uma finalidade para a Educação Física dentro da escola, que passa pelos mais diferentes paradigmas, dos mais conservadores até os mais inovadores, com inúmeras diferenças entre os diferentes períodos e cenários sociopolíticos do Brasil.
Imagine que você é professor e realiza um jogo de futsal durante a aula, escolhendo os melhores jogadores para competirem nas olimpíadas escolares e deixando os outros no banco. Encerrando a partida, você reúne todos em círculo para realizar exercícios abdominais, flexão e alongamentos.
Sendo assim, indique quais as abordagens representadas, explicando quais pontos se enquadram em cada uma delas e o motivo.
Respostas
oii tudo bem eu sou nova aqui
Resposta:
A situação apresentada mostra claras características das abordagens higienista e competitivista, com pequenas pinceladas que remetem ao cenário militarista, cognitivista e popular.
Relacionado ao cenário higienista, pode-se citar o trecho em que o professor "reúne todos os estudantes para realizar exercícios como abdominais, flexão e alongamentos", mostrando uma relação que acontece com a ginástica calistênica e a formação corporal, em um cenário um pouco mais democrático, que remete às abordagens cognitivista e popular, demonstradas na formação circular, que remontam a um cenário mais democrático e horizontalizado.
Quando se aproveita a aula para treinar uma equipe que irá competir nas olimpíadas escolares, cria-se uma situação de separação entre "os habilidosos" e os "não habilidosos", sendo que os últimos ficavam a maior parte da aula sentados, sem prática corporal, evidenciando a diferença entre os dois grupos e impedindo que tenham oportunidades de criarem novas vivências corporais.
Explicação: