1 Em sua opinião, o que ocasionou a vinda da família real portuguesa para o Brasil?
2 Você já ouviu falar em Bloqueio Continental? Qual a relação entre esse fato histórico e a mudança da corte portuguesa para a colônia brasileira? R:
3 Como terá sido a reação dos brasileiros a essa corte portuguesa? Quais mudanças ocasionaram? R:
4 Qual a importância da Conjuração Mineira (1789), Revolta dos Búzios (1798) e a Insurreição Pernambucana (1817) como movimentos anticoloniais na América Portuguesa? R:
5 Quais aspectos específicos da Revolta dos Búzios na Bahia contribuíram para a luta pelo fim da escravidão e o preconceito racial? R:
Bom dia, alguém pode me ajudar! ◉‿◉
Respostas
Resposta:
1: A vinda da família real ao Brasil aconteceu pelo fato de que as tropas de Napoleão Bonaparte tinham invadido Portugal, e para que eles não fossem capturados eles fugiram para a colônia Brasil.
2:Não. Desde muito tempo, a economia portuguesa desenvolvia uma relação de extrema dependência em relação ao consumo das mercadorias provenientes da Inglaterra. Com isso, Portugal acabou descumprindo as exigências impostas pelo Bloqueio Continental e, assim, foi invadido pelas tropas do imperador Napoleão Bonaparte.
3:A reação dos brasileiros com a chegada da corte portuguesa foi, no início, uma surpresa positiva. Entretanto, a corte real assumiu a posição de detentora das terras brasileiras. Fora instaurados o dever de colaborar com os impostos e leis que garantiam a soberania portuguesa.
4:A importância de movimentos anticoloniais na América Portuguesa, a exemplo da Conjuração Mineira (1789), Revolta dos Búzios (1798) e a Insurreição Pernambucana (1817), é a sua contribuição para o processo de desvencilha mento com a metrópole portuguesa.
5:Os aspectos específicos da Revolta dos Búzios na Bahia que contribuíram para a luta pelo fim da escravidão e o preconceito racial, foi a adesão ao movimento pelos mais pobres e trabalhadores, que se mostravam um grupo inédito na luta por seus direitos, já que anteriormente se viam muitas revoltas insufladas pela elite.
Explicação: