A obra chamada Mein Kampf, cuja tradução é “Minha Luta”, escrita por Adolf Hitler, foi um veículo de propagação dos ideais nazistas e constitui-se em um documento importante para a compreensão da ideologia difundida pelo Partido Nacional Socialista alemão. Assinale o correto.
1)O ideal nazista não exaltou o nacionalismo, a pureza da raça alemã e a necessidade de crescimento e expansão da Alemanha.
2)O ideal nazista baseou-se na perspectiva nacionalista, na construção de um novo mundo e na superioridade do povo alemão.
3)O ideal nazista defendeu a união entre todos os povos, assim como, a extinção das fronteiras e a mistura das raças.
4)O Partido Nacional Socialista alemão foi contrário a difusão dos ideais nacionalistas pregados pelo ideal nazista
Respostas
Resposta:
Alternativa 2): O ideal nazista baseou-se na perspectiva nacionalista, na construção de um novo mundo e na superioridade do povo alemão.
Explicação:
"Nos seis meses em que ficou preso, Hitler desenvolveu sua ideologia no livro intitulado Minha Luta (Mein Kampf, em alemão), que se tornou política do Estado totalitário quando os nazistas tomaram o poder em 1933. Entre as ideias defendidas pelos nazistas, estava o antissemitismo, isto é, aversão aos judeus e atribuição da culpa da decadência econômica alemã a esse povo, além da atribuição da “degenerescência moral e física” da população alemã também à presença dos judeus e de outros povos (como poloneses, ciganos, negros etc.) na Europa e, em especial, nos países germânicos (Alemanha e Áustria).
A eugenia (a ideologia da raça superior e perfeita) também era marca do nazismo e estava diretamente associada ao arianismo, isto é, à eleição da raça branca como uma raça superior às demais. A política do “espaço vital”, ou seja, um espaço geográfico que comportasse a expansão da raça ariana, também estava prevista nos planos de Adolf Hitler. A construção dos campos de concentração, onde os trabalhos forçados e o extermínio de povos considerados inferiores eram gerenciados, expressou toda a perversidade dessa proposta política."
Fonte: MundoEducação