As críticas à expressão “cidadão de bem” presentes nos textos I e II podem ser resumidas na seguinte afirmação:
a) Está muito bem definido para toda a sociedade que existem de fato grupos desviantes e grupos não desviantes. Por isso, aos desviantes, deve ser aplicada a “lei e a ordem” e o extermínio.
b) A expressão é arbitrária e pode criar visões preconceituosas que legitimam atos de violência contra minorias sociais e as criminalizam por suas características culturais, raciais, econômicas e políticas.
c) A Democracia só poderá ser de fato instaurada quando toda a sociedade pensar e agir de uma única forma, seguindo e respeitando os valores tradicionais do trabalho, da família e do cristianismo.
d) É muito importante que o cidadão de bem seja protegido dos bandidos. Por isso, a liberação do porte de armas é urgente para a garantia do Estado de Direito no Brasil.
e)Só é cidadão no Brasilaqueleouaquelaqueaceita,semquestionar,ascondiçõesdevidaeas leis, mesmo que essas não encontrem seus interesses e não melhorem suas condições de vida.
Faço as atividades do PET’s, provas, atividades complementares, entre outros. Preços sugestivos e a combinar, interessados entrar em contato: (38) 99854-2256
- Completo seu classroom
- Arquivo pronto para mandar pros professores
-Tenho todos os PET a pronta entrega, volume 1 ao 3
-Respostas em PDF ou WORD
-Diversas formas de pagamento, como: PIX, boleto ou transferência
Respostas
Alternativa b: A expressão é arbitrária e pode criar visões preconceituosas que legitimam atos de violência contra minorias sociais e as criminalizam por suas características culturais, raciais, econômicas e políticas.
Esse conceito "cidadão do bem" é apropriado e apreendido por aqueles que dele se utilizam como uma forma de negar a possibilidade própria de praticar crimes, quando é sabido que todos podem praticar condutas penalmente tipificada. Aliás, muitos já praticaram, com a pífia diferença de que não foram acusados e condenados criminalmente. Basta ver os crimes de injúria (xingamento) e difamação (fofoca), rotineiramente cometidos por aqueles que dialogam maliciosamente sobre terceiros.
Normalmente, aqueles que se apropriam do conceito de “cidadão de bem” valem-se de argumentações sem fundo teórico ou empírico. Preferem a utilização de frases clichês (“você quer soltar todos os bandidos?”) a ter de fundamentar minimamente a sua opinião. É curioso o fato de que nunca observamos alguém defender o conceito de “cidadão de bem” e, simultaneamente, afirmar que se encontra fora desse grupo celestial de seres encantados.
De certa forma, há poucas diferenças entre a utilização, no século XXI, da expressão “cidadão de bem” e a forma como era utilizado, durante parte do século passado, o termo “raça ariana”. Ambos objetivam separar as pessoas e conceder determinadas benesses àquele grupo que se autointitula superior.
Fonte: evinistalon.com
Jesus ama vocês e Ele É o Único que pode trazer a verdadeira felicidade e a vida eterna!
A alternativa que melhor define a busca por um equilíbrio social e o que a expressão cidadão de bem pode representar é a letra B.
O texto fala sobre as críticas ao termo "cidadão de bem", que quando utilizado por camadas conservadoras prejudicam as minorias que são afetadas por essa expressão e são em sua maioria negros e indivíduos que vivem nos espaços segregados. O que nos aprofunda sobre um entendimento do movimento negro e o combate ao racismo.
Para combater esse tipo de expressão pejorativa é importante colocar em prática uma série de investimentos como na educação básica e a oportunidade de entrada para essas camadas nas universidades, como o sistema de como cotas não só para os exclusivamente negros mas os indivíduos de baixa renda, além do combate as impunidades do estado que acabam utilizando do abuso da autoridade com as camadas menos favorecidas.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/20558652