• Matéria: Português
  • Autor: KailaneAmaral0
  • Perguntado 4 anos atrás

A ideia de um Brasil plural começou a ser delineada na primeira metade do século XIX. Após a Independência, em 1822, o novo país precisava se redescobrir, estabelecer-se como nação. Era hora de ressignificar a palavra “brasileiro", pois, se a Independência representava o ganho de autonomia, também trazia consigo a perda de uma identidade. O movimento literário que surgiu a partir dessas inquietações foi:
a) Quinhentismo b) Barroco c) Arcadismo d) Romantismo e) Modernismo​

Respostas

respondido por: tiktokhouse3128
0

Resposta:

EU NÃO SEI PORQUE EU NÃO ESTUDEI ESSA PERGUNTA AINDA MAIS QUANDO EU A ESTUDA-LA EU TRAGO A RESPOSTA

Explicação:

TÁ NA RESPOSTA

respondido por: hstarplus
0

A resposta correta é a letra d) Romantismo, escola literária que buscava pensar o Brasil enquanto nação e reconhecer os personagens como parte dessa nação.

O que foi o Romantismo?

Inspirado em movimentos europeus, deixando para trás valores clássicos e abrindo-se para compreender e apresentar novos grupos sociais.

Autores como Victor Hugo e Lord Byron foram seus representantes na Europa. No Brasil, porém, percebemos diferenças entre o movimento, dividido em três fases:

  • A primeira fase é dedicada aos poetas nacionalistas, chamados de indianistas - buscavam compreender o indígena como o herói nacional, a representação do Brasil e a sua idealização. José Alencar é um dos seus representantes.
  • A segunda fase é a dos ultrarromânticos, de autores como Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo, marcados pelo egocentrismo, pessimismo e sentimentos exagerados.
  • Por fim, a terceira fase - Condoreirismo, de poetas como Castro Alves, de caráter abolicionista e social.

Para saber mais sobre o Romantismo: https://brainly.com.br/tarefa/25766698?referrer=searchResults

#SPJ2

Perguntas similares