Respostas
Resposta:
A). Nicolau tem muito interesse por leitura.
B). Daniel é muito atencioso com os idosos.
C). Esta refeição é suficiente para dois.
D). Ele é apaixonado pelos filhos.
E). Sempre moramos perto deles.
Explicação:
"Complemento nominal, como o nome sugere, é um termo da oração responsável por completar o sentido de um nome, que para a gramática é representado pelos substantivos, adjetivos ou advérbios.
Uma observação importante a respeito desse assunto é que o complemento nominal sempre será precedido por uma preposição (de, a, com, em, por...). Mas como identificar esse termo na oração? Uma dica muito comum dos professores de português para ensinar os alunos a reconhecerem o complemento nominal é fazer a pergunta ao nome: “de quê?”, “de quem?”, “a quê?”. “a quem?”, “por quê?”, por quem?”. Observe alguns exemplos abaixo:
As pessoas têm necessidade de interagir com as outras.
As pessoas = sujeito
Têm = verbo transitivo direto
Necessidade = objeto direto
De interagir com as outras = complemento nominal
Ao fazer a pergunta “quem tem necessidade?”, de imediato encontra-se a resposta para aquele que sofre a ação ou estado: as pessoas, classificado então como sujeito.
“Necessidade de que?”. A resposta é o complemento da frase: de interagir com as outras. Perceba que nesse trecho da frase há uma preposição, que é indispensável para completar o nome da oração.
João tem orgulho do pai
João = sujeito
Tem = verbo transitivo direto
Orgulho = objeto direto
Do pai = complemento nominal
Para treinar o assunto faça as perguntas: “Quem tem orgulho?”. João, o sujeito da oração. Quem tem orgulho, orgulha-se de alguma coisa. Logo, precisa de um complemento: Do pai."
Fonte:EducaBrasil