A concentração industrial em São Paulo foi favorecida pelo:
a) desenvolvimento de empresas de extração mineral, que permitiu a acumulação de capitais e o consequente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.
b) desenvolvimento de um mercado externo forte e dinâmico destinado a atender a demanda de produtos tropicais.
c) domínio da cafeicultura e a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.
d) domínio da mineração e fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais.
Respostas
Explicação:
c) domínio da cafeicultura e a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região
A alternativa correta é a C, visto que a região Sudeste, e principalmente São Paulo sempre foi a mais favorecida. Dessa forma, foi responsável pela ascensão da cafeicultura, todavia, com a crise de 30 e o declínio do café, o processo de industrialização precisou ser iniciado, e como os investimentos já estavam nessa região, a industrialização também começou lá.
A cafeicultura e a industrialização na região Sudeste
Sabe-se que a sociedade cafeeira foi muito importante para o desenvolvimento econômico do Brasil, e esta estava sedeada na região Sudeste, todavia, com a crise econômica que afetou todo o mundo, o Brasil deixou de exportar o café, e precisava de produtos industrializados, que até então eram apenas importados.
Dessa forma, o Brasil enxergou a necessidade de iniciar o seu processo de industrialização, e isso foi feito a partir dos investimentos que até então eram destinados a cafeicultura.
Leia mais sobre A cafeicultura e a industrialização na região Sudeste: https://brainly.com.br/tarefa/967384
#SPJ2