Respostas
A arte digital é considerada um seguimento da arte contemporânea, que passou a ganhar forças com os adventos das guerras mundiais, a partir do momento em que as regras e tradições dos movimentos do Modernismo foram quebradas.
A chegada dos primeiros computadores despertou em muitos artistas das vanguardas a vontade de experimentar um novo espaço para criação, visto que, com a chegada do mundo digital, haveria uma melhora na capacidade de armazenamento e o uso de novas dimensões.
Após alguns anos, as técnicas foram evoluindo e isso facilitou ainda mais a expansão de novas versões da arte digital. Os artistas digitais explicam que falar da arte virtual é explorar maneiras de usar o computador ou outros aparelhos eletrônicos para se expressar artisticamente
Entre os artistas de destaque da arte digital, vale ressaltar o alemão Frieder Nake. Ele usou um algoritmo e um computador para interpretar matematicamente a pintura “Highroads and Byroads”, do artista Paul Klee e transferiu o resultado para uma mesa de desenho.
A arte digital só passou a ser realmente percebida a partir da década de 80, entretanto, a sua aparição já data de períodos mais antigos, entre as décadas de 50 e 60. Em 1967, dois engenheiros de computação da Bell Labs usaram um cartão perfurado de computador e traduziram uma fotografia capturada para a linguagem ASCII.
O experimento teve como resultado a obra “Nude”, que ganhou destaque em jornais de grande circulação da época. Na década de 80, Andy Warhol, considerado o gênio do movimento Op Art, foi contratado pela Commodore para a divulgação do computador “Amiga”.