a história da educação física, traz desde seus primeiros registros, uma identidade criada por meio do corpo e de como ele se manifesta e se expressa no mundo. discorrendo sobre tal, temos na grécia antiga a busca pelo corpo esbelto, ser forte e musculoso que era símbolo de capacidade e fertilidade. na idade média esse mesmo corpo já passa a ser observado de forma diferente, corpo e mente passam a ser "separados", onde ter um corpo forte estava atrelado aos trabalhos manuais, "menos dignos". apenas com essa pequena contextualização história é possível observar a relação do corpo e seus significados culturais (barsosa; matos; costa, 2011). dentro do contexto cultural é preciso compreender que a cultura é entendida como um produto da sociedade, da coletividade à qual os indivíduos pertencem e como tal, nos influencia integralmente. sabendo, que a educação física se instrumentaliza da cultura corporal do movimento torna-se fundamental compreendermos que as "fontes de cultura" se expandiram e por conta dos avanços tecnológicos é possível nos conectarmos com as mais diferentes culturas e, por consequência, conhecer diferentes práticas corporais. com isso, surge a necessidade de um novo olhar ao corpo e uma ressignificação da atuação do professor/profissional da educação física. barbosa, maria raquel; matos, paula mena; costa, maria emília. um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. psicologia & sociedade, v. 23, n. 1, p. 24-34, 2011. assim, a partir do contexto acima e da discussão apresentada no material didático, construa um texto respondendo os itens a seguir: 1- discorra sobre os significados desse "corpo" no contexto das práticas alternativas? 2- apresente as características do movimento dentro das pcas?
--
.-
-.
-
Respostas
Resposta:
Com uma visão holística, podemos observar que o corpo integrado à mente, às emoções e ao metafísico, permite a experiência de conexão com o estado de presença e, assim, vivenciar o corpo como uma ferramenta de despertar da consciência. O ser consciente do seu corpo holístico tem a possibilidade de conhecer-se profundamente e libertar-se de todas as amarras que limitam o avançar de forma harmônica e abundante.
Tenho a atividade completa me chama no whats 75 9 8897-2274 25,00 R$ PROMOÇÃO. Tenho o mapa completo me chama no whats 75 9 8897-2274 25,00 R$ PROMOÇÃO.
Em relação ao corpo, o modernismo traz como principal assunto a concepção de estudo da educação física do corpo. Deste modo, o movimento fortalece a ideia de corpo como equivalente a uma determinada corporeidade físico-anatômica predominante na cena sociocultural contemporânea e corresponde a um modelo de construção da identidade e da imagem próprio das últimas décadas do século XX.
Além disso, a importância da educação física em relação ao modernismo, foi unir as diferentes formas de movimentos e aplicar em uma didática que fortalece não só ao aluno o conhecimento sobre o corpo como também proporciona a coletividade e espírito de equipe.