Dentre os modelos de Estado existentes no histórico das nações, diferentes modos de intervenção na economia são concebidos. Assinale, abaixo, o modelo que prega a ampla articulação autônoma do mercado, consolidando a chamada “mão invisível” na autorregulação da economia:
A) Regulador primário.
B) Intervencionista.
C) Absolutista.
D) Assistencialista.
E) Liberal.
Respostas
Resposta:
E) Liberal
Explicação:
Segundo pressupostos defendidos pelos liberalistas, como Adam Smith (1776), a essência desse modelo é o Laissez-Faire, que, em uma tradução literal, significa “deixe fazer”. Isso significa que o mercado não deve receber interferência do Estado e deve autorregular-se. Essa autorregulação ficou conhecida como “mão invisível”.
Resposta:
E) Liberal.
Explicação:
A mão invisível é um termo que foi introduzido por Adam Smith em 1759 no livro “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações” para se referir à interferência natural que o mercado exerce na economia.
Dessa forma, a mão invisível seria o mecanismo básico que forneceria as condições para o funcionamento do chamado livre mercado.
Este é um termo utilizado recorrente pelos defensores do liberalismo econômico e que têm grande significado tanto teórico quanto prático.