Respostas
Resposta:
O filósofo, lógico e matemático inglês contemporâneo Bertrand Russell afirmou que a filosofia é a ciência dos resíduos. Essa afirmação ancora-se no fato de que a filosofia, apesar de participar de todo o conhecimento racional no início do pensamento ocidental, teve que se contentar (após a revolução científica moderna) com proporcionar as bases metodológicas e lógicas para qualquer saber que se pretenda racional.
Não podemos dizer, a rigor, que a filosofia é uma ciência por diferenças existentes entre o método e os objetos de estudo de uma e outra. Enquanto a ciência, entendendo-a a partir da concepção moderna, busca conhecer objetos bem delimitados (cada ciência responsabiliza-se por conhecer um objeto diferente, por exemplo a biologia, que estuda a vida, e a sociologia, que estuda as formações sociais), a filosofia é ampla em relação à possibilidade de estudos.
filosofia da ciência procura entender e classificar a relações cientificas, a teoria, a investigação e a ética cientifica. As questões atuais perpassam pelo avanço cientifico e a consequência desses avanços para a humanidade, levando em consideração a ética e como as inovações podem interferir no futuro do planeta.
Explicação:
Apesar destes problemas gerais, muitos filósofos escreveram sobre algumas ciências particulares, Como a física e a biologia. Não apenas se utilizar a filosofia para pensar sobre a ciência, como se utiliza resultados científicos para pensar a filosofia.
Não existe determinada ciência que faça parte dos estudos da filosofia da ciência. A ciências naturais (exemplo: biologia química e física), formais(exemplo: matemática logística e teoria dos sistemas), Sociais(exemplo: sociologia antropologia e economia), E aplicadas(agronomia, arquitetura e engenharia) já foram objetos de estudo filosóficos.
Espero ter ajudado:)