• Matéria: Filosofia
  • Autor: tamirrresgatinhalb40
  • Perguntado 4 anos atrás

Sobre os povos indígenas no Brasil , é INCORRETO afirmar que: *

1 ponto

Estimativas apontam que no atual território brasileiro habitavam pelo menos 5 milhões de pessoas, por ocasião da chegada de Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500. Se hoje esse contingente populacional está reduzido a pouco mais de 700.000 pessoas, muitas coisas ruins as atingiram.

De fato, a história é testemunha de que várias tragédias ocasionadas pelos colonizadores aconteceram na vida dos povos originários dessas terras: escravidão, guerras, doenças, massacres, genocídios, etnocídios e outros males que por pouco não eliminaram por completo os seus habitantes.

Não que esses povos (indígenas) não conhecessem guerra, doença e outros males. A diferença é que nos anos da colonização portuguesa eles faziam parte de um projeto ambicioso de dominação cultural, econômica, política e militar do mundo, ou seja, um projeto político dos europeus, que os povos indígenas não conheciam e não podiam adivinhar qual fosse. Eles não eram capazes de entender a lógica das disputas territoriais como parte de um projeto político civilizatório, de caráter mundial e centralizador, uma vez que só conheciam as experiências dos conflitos territoriais intertribais e interlocais.

As áreas ocupadas por populações indígenas estão ameaçadas porque os índios não possuem estratégias próprias para a proteção de seus territórios. Portanto, é certo que no Brasil de hoje os índios são vistos como improdutivos e empecilhos para o desenvolvimento.

Respostas

respondido por: angieyonaga4647
0

Resposta:

A chegada de Cabral represento o descobrimento do brasil ou a conquista de outro territorio, que no atual territorio brasileiro habitavam 5 milhões de pessoas .

Perguntas similares