Há algumas décadas, o processo de alfabetização, estava ligado à metodologia trabalhada nas cartilhas, alfabetizava-se as crianças por meio desse material. Percebe-se que nesta época, a aprendizagem da leitura e da escrita era considerada um ato mecânico e descontextualizado. Sobre o uso da cartilha no processo de alfabetização, leia e analise as afirmativas que seguem:
SOUZA, Marcia Maria Previato de. Metodologia da Alfabetização. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
I. O foco dos textos apresentados nas cartilhas consistia na memorização de sílabas, eram produzidos com a intenção de dizer nada a ninguém.
II. A ênfase das cartilhas estava centrada nos fonemas e grafemas, isto é, o som e a letra, a escrita ortograficamente correta era o padrão para a avaliação.
III. Podemos considerar o método de ensino das cartilhas como tradicional, pois os textos contidos nelas não faziam e não fazem parte da realidade dos alunos, são texto sem função social.
IV. As cartilhas eram compostas por textos grandes, apresentavam conteúdos significativos da linguagem, valorizando e enfatizando o como se escreve e para quem se escreve
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, III e IV.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
I - II - III
Explicação:
IV Incorreta. Os conteúdos não eram significativos, não apresentava conteúdos significativo para a linguagem e não valorizava para quem se escreve ou como se escreve. O foco não era a aprendizagem e sim a memorização.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
I, II e III, apenas.