O artista brasileiro Vik Muniz tem uma produção extremamente variada e, em um dos seus projetos, trabalhou com materiais recolhidos em aterros sanitários para constituir suas obras. Isso não se deu ao acaso. A proposta dele era justamente promover a reflexão sobre o que é descartado na nossa sociedade, ao mesmo tempo em que criava arte com aquele material. Vik Muniz tem como marca a produção fotográfica, na qual trabalha com imagens formadas a partir de materiais não convencionais como chocolate ou geleia, que poderiam ser descartados no lixo, além de papéis e tintas. Ao final da exibição, todos debatem sobre o que foi visto. Buscando expandir a visão dos estudantes sobre o assunto e considerando tudo o que estudou até o momento, como você explica para os estudantes a possibilidade da transformação do lixo em arte?
Respostas
Resposta:
Se para uns o produto acaba ali, no lixo, para outros, o lixo é a solução. Não é preciso ser artista nem muito criativo, basta entender a relação entre arte e reciclagem, e imaginar novos produtos a partir dos materiais “velhos”, seja uma garrafa pet ou uma caixa de leite vazia.
Explicação:
Por ser um tipo de fonte de renda extremamente sustentável, ambiental e economicamente falando, esse tipo de arte com materiais reciclados atrai cada vez mais adeptos.
Resposta:
Deve-se enfatizar que o conceito de arte envolve a ressignificação de produtos e materiais já existentes. Com isso, o artista busca provocar, questionar e proporcionar uma reflexão sobre a quantidade de lixo que geramos e, ao mesmo tempo, dar utilidade para aquele material que foi descartado. Cabe, ainda, ressaltar que a arte não é aleatória ou arbitrária; ela tem um sentido, uma finalidade e uma intencionalidade política, de modo que trabalhar com o lixo e transformá-lo em arte é uma proposta do artista.
Explicação:
Padrão de resposta esperado