Respostas
Olá, tudo bem?
vamos lá✨
De acordo com o Censo da Educação Superior 2015*, apenas 41% dos concluintes de cursos relacionados às ciências** eram mulheres. Esse tipo de dado retoma uma antiga e polêmica questão: por que os homens são a maioria em cursos ou profissões da área de exatas?
Nós temos a resposta para isso: porque eles podem compreender melhor esse campo de estudo! Segundo um levantamento feito pelo Quero Bolsa, a partir dos dados obtidos pelo Teste Vocacional do Quero Bolsa, foi possível comprovar que 51% dos homens brasileiros possuem inteligências características da área de exatas, contra apenas 34% das mulheres.
Homens de exatas x Mulheres de humanas
é possível afirmar que 51% dos homens entrevistados possuem uma maior facilidade para cursos de exatas. Já no caso das mulheres, cursos de humanas se sobressaem com 44%.
Como já foi dito, a base para esse levantamento foi o teste vocacional, que, a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, associa os nove tipos de inteligências a cursos e profissões. Dessa forma, foi possível fazer uma análise dos componentes principais de cada tipo de inteligência e separá-los por elementos mais desenvolvidos pelas áreas de exatas e de humanas como, por exemplo, o raciocínio lógico-matemático e espacial e a linguística e o relacionamento interpessoal.
espero ter ajudado. ❤️