Respostas
História de Tocantins
A criação do estado do Tocantins ocorreu a partir do artigo 13º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Na ocasião o estado foi criado por meio da divisão de Goiás na porção norte.
As primeiras eleições foram realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em 1988, junto com as eleições municipais goianas. Na ocasião definiu-se que seriam eleitos governador, senadores, deputados federias e estaduais, e a cidade de Miracema (TO) foi escolhida como capital do Tocantins, por ser uma cidade localizada na região central do estado. Atualmente, Palmas (TO) é a capital do estado e também é a capital mais jovem do Brasil.
No dia 1º de janeiro de 1989, foi instalado o estado do Tocantins e empossados o governador, José Wilson Siqueira Campos; seu vice, Darci Martins Coelho; os senadores Moisés Abrão Neto, Carlos Patrocínio e Antônio Luiz Maya; 8 deputados federais e 24 deputados estaduais.
O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão do estado de Goiás.
Na posse, o governador assinou decretos que viabilizariam o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, permitindo assim o funcionamento legal, político e social do novo estado. No dia 5 de outubro de 1989, foi promulgada também a primeira Constituição do estado, nos moldes da Constituição Federal. Foram criados na ocasião 44 municípios, além dos 79 já existentes. Hoje existem 139 municípios tocantinenses.
espero que tenha ajudado, bons estudos ☺️