• Matéria: Filosofia
  • Autor: sang27
  • Perguntado 4 anos atrás

De acordo com sua leitura do texto acima, explique com as suas
palavras, como podemos entender a tipologia aristotélica das três formas
de governo.

Respostas

respondido por: tamnalongo
58

Resposta:

Para Aristóteles, o comportamento político pode ser organizado em três formas principais: a monarquia (governo de um só), a aristocracia (governo dos melhores) e a república (governo de muitos).

A partir disse pode-se entender que na monarquia o poder político se concentra nas mãos de uma única pessoa, que carrega consigo a soberania. O monarca deve estar capacitado para o cargo que lhe compete, pois, caso contrário, o governo pode degenerar-se e tornar-se uma tirania.

Já na aristocracia um grupo de pessoas aptas a governarem assume o poder. Caso o governo seja injusto e não represente o povo, a tendência é que ele se corrompa, tornando-se uma oligarquia.

E para finalizar na república, o corpo de cidadãos reúne-se para distribuir, entre si, o poder político. Nesse caso, é necessário observar os rumos que esse governo toma, pois a sua degeneração leva à demagogia, em que representantes políticos têm um governo que beneficia certa parte da população e esquece-se de outra parte.


kailanyaraujo93: no texto ali a palavra "consigo" e essa mesma ou é contigo**?
respondido por: Matheusieti
19

Aristoteles baseou sua tipologia sobre a formação do governo a partir de três camadas, sendo ela: o governo de um só, a aristocracia e a república.

Vemos que a pólis foi desenvolvida baseada nesse entendimento sobre a sociedade, e com isso, o exercício da cidadania passou a ser colocado em prática naquele espaço, contribuindo para a democracia ocidental como um todo.

Para aprofundar o conhecimento, podemos apresentar a Aristocracia como uma forma de governo onde os nobres regiam a sociedade, modalidade diferente da democracia, onde o governo é promovido por todos os cidadãos, modalidade essa que está alinhada com a república, onde o povo é o soberano.

Sabendo disso, vemos que os filósofos daquele período foram chefes políticos e legisladores, buscando teorias que ajudassem na convivência de toda a população explicando não só o coletivo como o individual e como o homem se relaciona com o questionamento.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/23482671

Anexos:
Perguntas similares