4. (UFF/2002 - adaptada) Após a renúncia de Jânio Quadros, greves e paralisações fortaleceram os movimentos de esquerda, provocando o período de tensões que antecedeu a queda de João Goulart. A derrubada do Governo João Goulart – em 1o de abril de 1964 – está inspirada na interpretação de que o País estava sendo campo de uma verdadeira guerra revolucionária. Segundo se afirmava, destinava-se a instaurar a República Sindicalista. IANNI, Octavio. O Colapso do populismo no Brasil. 3a ed. RJ: Civilização Brasileira, 1975, p. 142 O populismo no Brasil, a cuja crise o texto se refere, pode ser associado: a) Ao processo de extinção dos partidos políticos e à proposta de substituí-los pelos sindicatos. B) À guerrilha praticada pelos movimentos de esquerda com vistas à implantação do socialismo. C) Às aspirações das classes populares ao papel de protagonista no cenário político brasileiro. D) Aos benefícios, como o PIS e o PASEP, concedidos às camadas populares do Brasil.
Respostas
A alternativa correta sobre o populismo no Brasil, a cuja crise o texto se refere, é a letra C) Às aspirações das classes populares ao papel de protagonista no cenário político brasileiro.
O populismo pode ser definido como sendo uma prática protagonizada pelas classes sociais mais baixas com o intuito de defender os seus interesses, para que eles possam term maior protagonismo no cenário político, social e econômico, buscando os seus devidos direitos.
Antes mesmo do período inicial do governo de João Goulart, as greves e paralisações já ocorriam em território brasileiro. Essas reivindicações foram chamadas de movimento sindical urbano, onde os trabalhadores comuns tinham o objetivo de pressionar o governo para que tivessem aumento salarial e que fossem realizadas as reformas de base.
Leia sobre assunto relacionado em:
https://brainly.com.br/tarefa/10860506