• Matéria: Geografia
  • Autor: ryansucesso2029
  • Perguntado 4 anos atrás

A partilha da África pelos colonizadores europeus constitui uma divisão territorial. Do ponto de vista dos africanos, ocorreu a junção de centenas de povos em territórios dominados por cerca de meia dúzia de nações hegemonicas.

Explique a afirmação anterior

Respostas

respondido por: yunary3030oficial
8

Resposta:

A Conferência de Berlim (1884-1885) tratou de delimitar as regiões de posse dos europeus no contexto da expansão imperialista

Com o advento dos Estados nacionalistas industrializados na Europa do século XIX, as demandas econômicas (matérias-primas, mercado consumidor e mão de obra) tornaram-se acirradas. Essa disputa lançou as principais potências europeias a outras regiões, sobretudo aos continentes asiático e africano, com o objetivo de satisfazer essas necessidades. O continente africano, em especial, foi o que mais sofreu transformações. A chamada Partilha da África tornou-se a expressão principal dessas mudanças.

A expansão dos domínios das potências europeias sobre a África ocorreu entre as décadas de 1830 e 1880 e ficou conhecida a partir de duas designações principais: imperialismo e neocolonialismo. O Imperialismo na África teve como pontapé inicial a expansão do Império Francês, que conquistou a Argélia e ansiava recuperar o esplendor do período napoleônico.

A França ainda conquistou outras regiões, como a Tunísia, a chamada África Ocidental Francesa, que compreendia Guiné, Senegal, Daomé, Níger, Costa do Marfim, Alto Volta e Mali; a África Equatorial Francesa, que compreendia o Gabão, o Congo, o Chade e a República Centro-Africana; além de também exercer domínio sobre o Marrocos e a ilha de Madagascar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Inglaterra também exerceu um domínio gigantesco no continente africano, estabelecendo um protetorado no Egito e, depois, amealhando regiões como Sudão, Rodésia, Uganda, Quênia, Zanzibar, Somália e a chamada África Oriental Inglesa. Além disso, estabeleceu-se também em Gâmbia, Serra Leoa, Costa do Ouro e Nigéria.

O Zaire, ou o Congo Belga, tornou-se propriedade privada do rei Leopoldo II, da Bélgica. À Alemanha, que, assim como a Itália, havia se unificado tardiamente (em 1870), coube o domínio de porções da África como Camarões, Togo e a região da atual Namíbia. Já a Itália conseguiu apropriar-se de regiões como a Somália, a Eritreia e a Líbia.

Um dos momentos decisivos para a Partilha da África foi a Conferência de Berlim, que tinha por principal objetivo estabelecer um acordo pacífico e “amigável” para a disputa por território entre os países europeus, já que esses territórios da África eram cobiçados pelas nações europeias desde a queda do império napoleônico e as resoluções do Congresso de Viena em 1815.

Explicação:

Isso é tudo que eu sei a respeito


rebecacamarda1318: Não tem como resumir?
respondido por: sla1122333444
0

Resposta:

Quando a África foi repartida, ela foi repartida como se tivesse sido medida com uma régua e nesses territórios tinham povos de diversas etnias que a principio a ideia era deixar os povos de mesma etnia juntos porem como cada etnia era rival das outras eles poderiam acabar se rebelando contra os donos dos territórios se fossem colocados povos da mesma raça juntos então deixaram várias etnias misturadas pois eles sempre estariam brigando e nunca se juntariam para se rebelar contra os donos dos territórios.

Explicação:

Isso é tudo que eu vi na aula espero que possa te ajudar a montar uma resposta :)

Perguntas similares