O resultado do setor público é calculado a partir da comparação entre receitas e despesas. Assim sendo, o resultado pode ser apurado num primeiro momento, considerando-se apenas as despesas não financeiras, ou seja, excluindo-se as despesas com pagamento de juros e amortização da dívida. É o que chamamos de resultado primário ou fiscal. MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019. Sobre esse assunto, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas: I. Quando a receita for maior que as despesas não financeiras incorre-se em superávit. II. Quando o resultado é negativo a receita foi insuficiente para cobrir as despesas não financeiras. III. O resultado fiscal objetiva mensurar e indicar se as finanças públicas estão em ordem. As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Respostas
Resposta:
V, V, V.
Explicação:
Página 143
É de fato verdadeira a afirmação que quando a receita for maior que as despesas não financeiras incorre-se em superávit. Nomenclatura esta já utilizada em formato global, e vale notar que quando a receita for menor que as despesas não financeiras, é chamado de déficit.
Também é correto afirmar que quando o resultado é negativo, a receita foi insuficiente para cobrir as despesas não financeiras. O que é o déficit anteriormente citado
E também é verdadeiro o fato que o resultado fiscal objetiva mensurar e indicar se as finanças públicas estão em ordem. E este mede a arrecadação tributária e gastos em determinado período, seja ele pequeno ou grande.
Quer saber mais? Clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/30105684