Por que a Camada de Valencia é a Camada mais importante que o átomo estável apresenta? Expliquo a mostra um exemplo,
Respostas
Explicação:
A camada de valência é nada mais, nada menos do que a última camada de elétrons de um átomo. Ela passa a ser muito importante, pois é com ela que entendemos as cargas dos átomos (O que chamamos de número de oxidação ou NOX), e também o por quê deles ganharem ou perderem átomos em uma ligação iônica, por exemplo.
Um ótimo exemplo da importância da camada de valência vem com a própria ligação iônica. Quando você sabe quantos elétrons existe na última camada de um átomo, você consegue calcular a tendência desse átomo ganhar ou perder elétrons, seguindo, obviamente, a famosa Regra do Octeto, que diz que "Todo e qualquer átomo, em sua forma estável, tem 8 elétrons em sua última camada (camada de valência)".
Peguemos o elemento "Flúor", por exemplo, fazendo a sua distribuição eletrônica em camadas, obtém-se que o flúor tem 7 elétrons em sua última camada, e segundo a Regra do Octeto, o flúor precisaria de 1 elétron para se tornar estável, e é por isso que o Flúor é um ânion, e recebe uma carga -1, pois esse, prefere ganhar um elétron do que perder.