Façam uma reflexão sobre as culturas de COMPETIÇÃO e COOPERAÇÃO na nossa sociedade e responda as questões abaixo:
1-Em nosso contexto atual, o que uma cultura essencialmente competitiva pressupõe? E uma cultura cooperativa?
Resposta
2-O que a capacidade de competir implica?
3-É possível competir sem cooperar? E cooperar sem competir?
4-Competir e cooperar são opostos ou podem ser complementares?
5-Como podemos ressignificar a palavra competição no contexto de uma cultura cooperativa?
Respostas
Resposta: Olá! Essa é bem fácil. Vou tentar te ajudar. Se quiser acesse meu canal no youtube Professor Michael Barbosa onde tenho vários vídeos sobre exercícios e atividades de Educação Física que talvez possam também te ajudar. Segue link:
https://www.youtube.com/channel/UCwZ-zyKV4xbqhl8SqXvj9TA
Explicação:
1- Pressupõe-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas de alguém aos quais serve, por algo objetivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada, visando para isso se sobressair sobre seus concorrentes. Já a cultura da cooperação é uma ideia nova e que se baseia em um relacionamento de interdependência entre pessoas com diferentes potencialidades, com o objetivo de alcançar um bem comum. Estabelecer uma relação de convivência e confiança, sendo assim, é fundamental.
2- Competir implica fazer escolhas, saber ganhar ou perder, aceitar limites. Numa situação de jogo de regras, por exemplo, competir e cooperar mantêm relações de reciprocidade ou de respeito mútuo. ... Aprender a jogar por exemplo, é aprender a competir, a fazer escolhas.
3- Sem cooperação entre jogadores, nenhum jogo é possível. ... Há de se aprender a cooperar no processo e a competir pelo resultado. Eles são como lâminas de uma mesma tesoura.
4- Eles se opõem, complementando-se. Há de se aprender a cooperar no processo e a competir pelo resultado. Devem trabalhar juntos, ainda que em posições contrárias, para que se cumpra uma função ou um objetivo.
5- Não tem como isolarmos a competição na atual sociedade em que vivemos, porém, quando um grupo trabalha de forma coletiva e um pelos outros, os resultados sempre serão melhores que aqueles que ocorrem de forma individualizada. Nesse sentido um grupo que melhor se complementar no cooperativo tem mais chances de se sobressair sobre outros de modelo diferente.