• Matéria: História
  • Autor: taynasouza31
  • Perguntado 4 anos atrás

CERIMÔNIA DO BEIJA-MÃO Função medieval revivida pelos Bragança, a cerimônia de corte do beija-mão era uma antiga represen-tação pública, que punha o monarca em contato direto com o vassalo. Este, por sua vez, lhe apresen-tava as devidas reverências e suplicava por alguma mercê, frequentemente concedida pelo rei. Pleno de significado simbólico, o cerimonial reforçava a autoridade paternal do soberano protetor da nação, bem como o respeito à monarquia, confirmado pela postura altamente reverencial diante dos reis, e pelo fascínio que exercia sobre o povo em geral. Regras prescritas determinavam a seqüência de atos que levava ao ponto mais alto da cerimônia do beija-mão: chegando junto à sua majestade, por meio de uma genuflexão, que consiste em dobrar um pouco ambos os joelhos ficando o corpo inteiro, punha-se um joelho em terra e lhe beijava a mão. Após levantar, tornava-se a fazer outra genuflexão, e voltando--se para o lado direito retirava-se da sala. Dom João recebia o público para a cerimônia todas as noites, exceto domingos e feriados, no palácio de São Cristóvão, acompanhado por uma banda musical.

1 - Após a leitura do texto anterior, analise o significado simbólico da cerimônia do Beija-mão, destacando as implicações políticas e sociais desse evento histórico.​


Anônimo: Está sem tempo e cansado de ver propagandas??? Entre em contato comigo que eu te ajudo!!
Venho fazendo as atividades do PET desde o ano passado, com 100% de aprovação entre os alunos, caso alguma resposta esteja faltando ou errado, eu arrumo ou devolvo seu dinheiro.
Entre em contato e combine comigo (38) 99854-2256
-COMPLETO SEU CLASSROOM
-FAÇO SUAS COMPLEMENTARES
-TODOS OS PET A PRONTA ENTREGA

Respostas

respondido por: dandarasilvaptc37
20

Resposta: Antigamente, em algumas cortes, era comum um ritual em que as pessoas, tivessem elas títulos de nobreza ou não, participavam de cerimônias em que se beijava a mão direita dos reis, em sinal de reverência. Portugal foi o último país a abolir essa prática e, mesmo em desuso, Dom João VI resolveu introduzi-la aqui, em terras tropicais.

Explicação: de nada. Segue no insta silva_dandaraah

respondido por: vitoria9232531
8

Resposta:

resumindo: Era uma antiga representação pública que punha o monarca em contato direto com o vassalo, chegando junto à sua majestade por meio de uma genuflexão, que consiste em dobrar ambos os joelhos ficando com o corpo inteiro, punha-se um joelho em terra e lhe beijava a mão.

Explicação:

Perguntas similares