A economia brasileira passou por dois momentos diferentes: a açucareira e a mineradora. Apresente duas características de cada uma dessas economias.
Respostas
São características da economia açucareira o desenvolvimento do cultivo da cana-de-açúcar através de latifúndio monocultor e mão de obra escravizada e da economia mineradora a exploração de ouro e rígido controle da Coroa.
A cana-de-açúcar era se desenvolveu através do sistema de plantation, que era baseado no latifúndio monocultor, ou seja, a produção era desenvolvida através do cultivo de um único produto em grandes extensões de terra. E a base da mão de obra eram os africanos escravizados. Outra característica deste sistema era a produção voltada para a exportação.
O ouro descoberto no Brasil era chamado ouro de aluvião e era encontrado nas margens dos rios. Com a descoberta do ouro, houve aumento da fiscalização da Coroa portuguesa sobre a região para evitar desvios, contrabando e a consequente diminuição dos lucros pela Metrópole.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/20626933
Resposta:Açucareira
Principais características:
- Cultivo da cana-de-açúcar nos engenhos com o objetivo de produzir açúcar para, principalmente, vender no mercado europeu. - Uso, principalmente, de mão de obra escrava de origem africana. - Poder econômico concentrado nas mãos dos senhores de engenho (formação da aristocracia rural).
Mineradora
Principais características:
As áreas mineradoras passaram a ser cercadas por oficias do poder metropolitano e novos impostos foram criados na época. ... Vários impostos foram criados sobre a atividade mineradora e à medida que as reservas se escasseavam as cobranças só aumentavam. Ainda assim o contrabando era uma atividade recorrente.
Explicação:bons estudos