O advento dos antibióticos no final da década de 1920 revolucionou a ciência e trouxe a medicina para a era moderna. Estes medicamentos são compostos naturais ou sintéticos utilizados para tratar infecções bacterianas, não sendo efetivos contra infecções de origem viral, parasitológica ou fúngica. WANNMACHER, Lenita. Uso indiscriminado de antibióticos e resistência microbiana: uma guerra perdida. Uso racional de medicamentos: temas selecionados, v. 1, n. 4, p. 1-6, 2004. (adaptado). Considerando o fragmento de texto acima e a atuação dos antibióticos, avalie as afirmativas a seguir. I. Os antibióticos responsáveis pela inibição da parede celular são os polimixinas. II. Os antibióticos que atuam sobre a síntese dos ácidos nucleicos de agentes infecciosos são as fluoroquinolonas e a rifampicina. III. Os antibióticos responsáveis pela inibição da síntese do ácido fólico são as sulfonamidas ou sulfonamidas associadas ao trimetoprim. IV. Os antibióticos responsáveis pela inibição da parede celular atuam na inibição da síntese do peptideoglicano presente na parede celular das bactérias. É correto o que se afirma em
inesdesaribas:
respoata: II- III- IV
Respostas
respondido por:
3
As polimixinas irão destruir a membrana celular das bactérias, não apenas inibir as suas funções (I é falsa).
As fluoroquinolonas e a rifampicina são capazes de atuar sobre a síntese de ácidos nucleicos, impedindo a replicação bacteriana (II é verdadeira).
As sulfonamidas ou sulfonamidas associadas ao trimetoprim são capazes de inibir a síntese de ácido fólico e isso desestabiliza a bactéria, levando a morte (III é verdadeira).
Antibióticos que inibem a parede celular inibem a síntese de peptideoglicano, uma substância importante para a parede celular (IV é verdadeira).
II, III e IV, estão corretas.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás