Respostas
Resposta:
A Grécia antiga tem como uma das principais características a formação das cidades-estados, sendo as mais importantes a cidade de Esparta e Atenas. As cidades-estados foram surgindo por meio da junção de varias colônias de povos que foram se assentando ao redor do mar mediterrâneo(ao sul) e mar negro. Diversas cidades independentes que viviam sob a mesma cultura, mas sem grandes vínculos de união. Geralmente situadas ao redor do mar Egeu, as cidades gregas se “expandiram” para diversos continentes. A cultura grega teve grande desenvolvimento na Antiguidade e influências outras civilizações e povos. Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição.
RESUMO
O que é a Grécia Antiga?
É o período da história da Grécia que se estende do século XX a.C. até o século II a.C., quando a região da Grécia Antiga foi conquistada por Roma.
A origem da Grécia Antiga:
A formação da Grécia Antiga dependeu da fusão de no mínimo quatro povos que viveram em seu território ao longo da história. Eles se nomeavam como Helenos e chamavam a região que moravam por Hélade, e não Grécia, que foi o nome dado pelos Romanos séculos mais tarde.
HISTÓRIA
A partir do século VIII a.C., os gregos ampliaram ainda mais esse território, fundando colônias no Mediterrâneo e no sul da Itália.
Desmistificando o que muitos imaginam, o território que esse período aconteceu não se limitava em apenas um país, pois era livre de fronteiras.
As pessoas desse períodos participavam do Mundo Grego, porque desfrutavam dos mesmos costumes, falavam o mesmo idioma e se organizavam política e socialmente de forma parecida.