• Matéria: Biologia
  • Autor: DianeBB
  • Perguntado 9 anos atrás

em um experimento feito no inicio do seculo, dois pesquisadores retiraram os ovários de uma cobaia albina e implantaram-lhe um ovário obtido de uma cobaia preta. Mas tarde, o animal foi cruzado com um macho albino e deu origem a uma prole toda preta.
A) Sabendo que o albinismo é uma característica recessiva, como você explica esse resultado?
B) Indique os genótipos da fêmea preta e da prole.
C) Se fosse possível implantar os pelos da fêmea preta na fêmea albina, em vez de transplantar o ovário, o resultado seria o mesmo? justifique:

Respostas

respondido por: douglasvk2009
347
 A)Este fenômeno é explicado pois as células gaméticas produzidas pelos óvulo da preta possui genes dominante para o albinismo, assim produz gametas dominantes o que gera prole preta. 

B) O genótipo da fêmea é AA e da prole é Aa. 

C) Não, pois os pelos não são responsáveis pela procriação, por isso não afetaria.

DianeBB: Muito obrigada :*
douglasvk2009: de nada,bons estudos
respondido por: itsMly
30

Resposta:

Explicação:

a) Os cromossomos vieram metade da cobaia preta e a outra metade da cobaia albina, sendo os dois homozigotos. A cobaia preta é homozigota dominante, fecundando gametas dominantes, já que o albinismo é uma característica recessiva

b) O genótipo da fêmea é homozigota dominante e de sua prole é heterozigota

c) Não, pois você estaria alterando o fenótipo (característica que se vê) o que não influencia em nada na reprodução. Se você quer alguma mudança na prole você deveria mudar os genótipos (constituição genética) de suas cobaias

Perguntas similares