2)
Leia atentamente o trecho extraído da obra "A ideologia alemã" de Marx.
"A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que eles são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção."
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 10-12.
A partir do exposto, analise as assertivas.
I. As relações que se estabelecem entre sociedades e dentro de uma sociedade dependem de seu estágio de desenvolvimento, da divisão do trabalho e das relações internas.
II. A produção da existência iguala os seres humanos e os animais.
III. As condições materiais de produção ajudam a definir o que são os seres humanos e quais são suas relações.
IV. A constituição dos indivíduos é fruto das relações que estabelecem apenas entre si.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Estão corretas I e II, apenas.
b)
Estão corretas II e IV, apenas.
c)
Estão corretas I e III, apenas.
Alternativa assinalada
d)
Estão corretas III e IV, apenas.
e)
Estão corretas I e IV, apenas.
3)
Leia o fragmento.
Quando trazem para casa um inimigo, os primeiros a bater nele são as mulheres e as crianças. Depois colam nele penas cinzas, raspam-lhe as sobrancelhas, dançam em volta dele e atam-no direito, de forma a não poder fugir. Depois dão-lhe uma mulher, que o alimenta e também se entretém com ele. Se ela recebe um filho dele, criam-no até que fique grande e depois, quando lhes vem à mente, matam-no. Alimentam bem o prisioneiro. Mantêm-no assim durante algum tempo e preparam-se para a festa. Nessa ocasião produzem boa quantidade de vasos nos quais colocam sua bebida, e queimam também recipientes especiais para as coisas com as quais o pintam e enfeitam. Confeccionam, ainda, ramos de penas e os amarram à maça com a qual o matam. Fazem também uma grande corda, que chamam de muçurana. Com essa corda amarram-no antes de matá-lo. [...] Assim que todos os que vieram de fora estiverem reunidos, o chefe da cabana lhes dá as boas-vindas e diz: "Agora venham e ajudem a comer o vosso inimigo".
STADEN, Hans; ARAÚJO, Olívio; PARIS, Mary Lou; OHTAKE, Ricardo. Portinari devora Hans Staden. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 1998, p. 74-78.
O fragmento descreve uma prática dos tupinambás, que é:
Alternativas:
a)
Civilidade.
b)
Engenharia.
c)
Religiosidade.
d)
Antropofagia.
Alternativa assinalada
e)
Arquitetura.
4)
Sobre a obra "O povo brasileiro: formação e sentido do Brasil" do antropólogo Darcy Ribeiro, analise as assertivas.
I. O autor procura compreender sentidos possíveis dos primeiros contatos entre os povos nativos e os europeus que apresentavam os mesmos modos de viver (falar, pensar, agir, comer, vestir).
II. Ribeiro faz uma reflexão sobre como a riqueza cultural dos diferentes povos que compõem a sociedade brasileira foi responsável pela diversidade do brasileiro contemporâneo.
III. Na obra, o autor trata da formação da população brasileira por meio do encontro entre ameríndios e europeus e da inserção de negros africanos escravizados e suas formas de viver e resistir.
Sobre as assertivas, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas I está correta.
b)
Apenas II está correta.
c)
Apenas I e II estão corretas.
d)
Apenas I e III estão corretas.
Alternativa assinalada
e)
Apenas II e III estão corretas.
5)
Josué de Castro, em seu livro "Geografia da Fome", identifica áreas de fome no Brasil e trata do tema que tem relevância em ser abordado em sala de aula.
A partir do exposto, analise as assertivas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Apesar de ser relevante, o tema fome não deve ser abordado pelas disciplinas das ciências humanas, devendo ser deixado para outras disciplinas que tenham como mote a questão da saúde.
( ) Na obra, o conceito abordado por Josué de Castro é o de fome parcial, que diz respeito à situação das pessoas que morrem, apesar de comerem todos os dias, reflexo de uma dieta pobre ou pouco diversificada.
( ) Uma opção para trabalhar o tema fome em sala de aula é realizar a leitura de um trecho da obra e a partir dela, fazer reflexões sobre as heranças deixadas pela colonização como a ocupação da região Amazônica visando a exploração das "drogas do sertão" e o consequente baixo desenvolvimento de cultivo de alimentos.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
V – V – F
b)
F – V – F
c)
V – F – F
d)
F – V – V
Alternativa assinalada
e)
F – F – V
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
1/alternativa B
2/alternativa D
3/alternativa D
4/alternativa A
5/alternativa B
Explicação:
segue eu no meu insta
@yarasouza_yss
gilnascimento81:
tem resposta errada
respondido por:
15
Resposta:
2) c) Estão corretas I e III, apenas.
3) d) Antropofagia.
4) e) Apenas II e III estão corretas.
5) d) F - V - V
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás