2. Leia o texto e responda
a) Andar pelas ruas do bairro em que mora era uma prática comum e bem agradável. Observar
as árvores floridas, sentir a fragrância das flores, não se preocupar com coisa alguma na vida.
Apenas o prazer de desfrutá-la em todos os sentidos. Hoje, se vive uma outra realidade, onde
é preciso cuidar de si e dos outros.
• Faça uma pesquisa na internet sobre as árvores sagradas que aparecem nas narrativas mí-
ticas das tradições religiosas. (indígenas, cristãs, africanas...)
• O que terá levado as pessoas a verem numa árvore um elo simbólico com o transcendente?
• Dê a sua opinião sobre a importância deste símbolo nos dias atuais.
4. PARA REFLETIR
Existem várias espécies de flores, árvores e ervas diferentes em altura, forma e denominação. Embora
as árvores sejam diversificadas, suas raízes, ramos, galhos, folhas, frutos crescem porque são regadas
pela mesma chuva.
• Existe alguma semelhança entre os valores e situações humanas com os elementos e processos
da natureza? Dê a sua opinião.
Respostas
Resposta:
4 Quando estudado e discutido sobre os conhecimentos dos aspectos motores do desenvolvimento humano, observamos que este desenvolvimento motor é dividido e fases e etapas dentro do crescimento e desenvolvimento. Como estamos falando de ações motoras, ou seja, aprendizado e aperfeiçoamento de gestos mecânicos, podemos associá-los aos conhecimentos dos aspectos da morfologia e da biomecànica na Educação Física. Neste sentido, além da biomecânica, vimos que a cinesiologia também é uma subárea ou disciplina importante neste processo. Sendo assim, assinale a alternativa que indica qual a diferença entre Biomecânica e Cinesiologia, visto e estudado nesta unidade. Alternativas: A biomecânica e a cinesiologia dividem o mesmo objeto de estudo, o movimento humano, sendo que a principal diferença está a partir de óticas diferentes. a) A biomecânica é a ciência que tem como estudo a análise dos movimentos do corpo humano, já a cinesiologia estuda a mecânica do movimento humano, ou seja, a anatomia funcional. Foodbool A biomecânica e a cinesiologia dividem o mesmo objeto de estudo, o movimento humano, sendo que a principal diferença está a partir de óticas diferentes b) A biomecânica é um braço da Biologia que tem como foco principal de estudo a multiplicidade funções físicas, mecânicas e bioquímicas dos seres vivos já cinesiologia e a ciência que tem como estudo a análise dos movimentos do corpo humano. A biomecânica e a cinesiologia dividem o mesmo objeto de estudo, o movimento humano, sendo que a principal diferença está a partir de óticas diferentes C A bioecânica estuda a mecânica do movimento humano, já a cinesiologia é uma área que estuda a forma dos seres vivos, ou pelo menos parte dele. A Bbomecânica ea cinesiologia dividem o mesmo objeto de estudo, o movimento humano, sendo que a principal diferença está a partir de óticas diferentes. d) A biomecânica estuda a mecânica do movimento humano, à força e seus efeitos, já a cinesiologia é a ciência que tem como estudo a análise dos movimentos do corpo humano, ou seja, a anatomia funcional. A biomecànica e a cinesiologia dividem o mesmo objeto de estudo, o movimento humano, sendo que a principal diferença está a partir de óticas diferentes. A biomecânica estuda a mecânica do movimento humano, já a cinesiologia manifesta como uma ciência que caminha em conjunto à Educação Física, devido ao fato que qualquer ação motora expressiva produz modificações químicas no organismo, que por sua parte modifica os marcadores bioquímicos pertencentes a tal ação.s
Explicação:
espero ter ajudado!!!!
2. Árvores são consideradas sagradas em muitas culturas. Tem seu significado associado à vida, ao conhecimento, à fertilidade, como elo de ligação entre o mundo material e o espiritual, morada dos deuses, entre muitos outros.
Na tradição hebraica-cristã temos a árvore da vida e do conhecimento, no Jardim do Éden. Nas tradições indígenas e africanas, são muitas as árvores "de poder", que, além de estarem presentes nos mitos de criação, abrigam divindades e tem o uso das folhas, frutos e cascas, como auxiliares em muitos rituais, permitindo ou mesmo facilitando, a comunicação com os deuses.
Em muitas tradições religiosas, a árvore representa a resistência e completude. A árvore resiste à passagem do tempo, sempre dando seus frutos, sua sombra, cura de doenças e também a madeira, todos imprescindíveis para os seres humanos.
Independente do seu significado religioso, as árvores nos remetem ao estado de natureza, onde aprendemos a coexistir com diferentes espécies, pois aprendemos que vivemos em um ecossistema interdependente.
4. Pertencemos à natureza e nada deveria nos distanciar dela. Árvores representam nossa resiliência em sermos o que somos, resistindo as intempéries e ainda assim, fortalecendo nossa conexão com o que há de mais profundo no ser humano.
Bons estudos!