Análise de índices financeiros para a previsão de falências em empresas brasileiras foi proposta por Kanitz em 1976. A eficiência da análise foi testada por meio da técnica de diferenças de médias de 21 empresas insolventes contra 21 empresas solventes, concluindo que o poder discriminatório para a previsão de falências estava em 81 indicadores.
O modelo de Kanitz, baseado em uma função discriminante é dado por: Z Kanitz = 0,05 X1 + 1,65 X2 + 3,55 X3 – 1,06 X4 – 0,33 X5 O X1 do modelo representa; Assinale a alternativa correta; Alternativas:
a) Demonstra a capacidade de curto e longo prazo do ativo para contas do exigível total.
b) Verifica como estes ativos podem cobrir dívidas de curto e longo prazo, dentro da conta ativo considera-se os estoques.
c) Demonstra a proporção do ativo total sobre o passivo circulante
d) Mede a proporção do lucro líquido sobre o patrimônio líquido.
e) Calcula a relação de exigível a longo prazo sobre o patrimônio líquido
Respostas
Sobre o uso de índices financeiros para a previsão da falência de empresas, temos que a afirmativa correta é a letra c) Mede a proporção do lucro líquido sobre o patrimônio líquido.
A utilização de índices financeiros possui a finalidade de realizar a previsão da falência de organizações que apresentam capital fechado e aberto no território brasileiro, essa previsão é realizada através de um modelo de insolvência a partir de uma função discriminante desenvolvido por Kanitz.
Kanitz foi o responsável pela criação da teoria descritiva na década de 70, que visava a medição da proporção do lucro líquido considerando o patrimônio líquido.
Bons estudos!
Resposta: Kanitz Y=(0,05.RP+1,65.LG+3,55.LS)-(1,06.LC+0,33.GE)
RP – Rentabilidade do Patrimônio;
LG – Liquidez Geral;
LS – Liquidez Seca;
LC – Liquidez Corrente;
GE – Grau de Endividamento.
RP ) Rentabilidade do Patrimônio é igual ao Lucro Líquido dividido pelo Patrimônio Líquido
d) Mede a proporção do lucro líquido sobre o patrimônio líquido
Explicação: Pelo que eu entendi da pergunta e a Letra D