• Matéria: Saúde
  • Autor: podologiaferrari
  • Perguntado 4 anos atrás

A Farmacodinâmica e Farmacocinética compreendem processos importantes no entendimento da Farmacologia. Na Farmacodinâmica estudamos o que o fármaco faz sobre o organismo, os efeitos fisiológicos, bioquímicos e, principalmente, o mecanismo de ação desses fármacos. Já a Farmacocinética, estuda o que o organismo faz sobre o fármaco, seus processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Para entendermos melhor a farmacocinética, precisamos entender os mecanismos de passagem dos medicamentos, conhecendo os fatores físico-químicos envolvidos nesse transporte. PRADO, Gabriela de Castro. Fundamentos de Farmacologia Aplicada à Podologia. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021. Diante do exposto, responda a seguir: 1) Explique quais são os fatores existentes e que são capazes de interferir no processo de absorção dos fármacos. 2) Diferencie as vias de administração medicamentosa: oral e Intravenosa e apresente suas vantagens e desvantagens.

Respostas

respondido por: rosananemtt
3

Resposta:alguns fatores influenciam a absorção, tais como, características fisio químicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sanguínea no local da absorção, área de absorção a qual o fármaco é exposto, via de administração,forma Farmacêutica, entre outros.

Explicação:

respondido por: mariajacorina
1

Resposta:

01 - Fatores que interferem no processo de absorção:

Propriedades físico-químicas, grau de Ionização, coeficiente de participação óleo/água, efeito de primeira passagem

02 - Vantagens de Administração via oral : o medicamento é econômico; é a via mais segura de ingestão de um medicamento.

      Desvantagens de Administração via oral : o medicamento pode irritar a mucosa, pode interferir na digestão, o paciente pode não deglutir.

       Vantagens de Administração Intravenosa : concentração do fármaco é obtida com precisão

      Desvantagens de Administração Intravenosa : dificuldade de encontrar a veia, reações adversas, uma vez injetado o fármaco não poderá ser, rapidamente, recuperado.

Explicação: Páginas 30, 31 e 32 do livro Fundamentos de Farmacologia aplicada à Podologia - Unicesumar

Perguntas similares