1)
As lesmas, assim como os caracóis terrestres, são muito sensíveis à desidratação, ou seja, a perda de água pela superfície do corpo que permanece exposta ao ar. O sal (NaCl) quando é lançado sobre esses animais, ele absorve rapidamente a água do corpo deles, causando destruição de células e tecidos, transformando seus corpos em uma massa viscosa, disforme, como se estivessem derretendo.
Mundo Estranho. Por que as lesmas derretem em contato com o sal?
Respostas
Resposta:
. O sal de cozinha, por sua vez, é uma substância higroscópica, isto é, atrai fortemente a água. “Quando o sal é lançado sobre esses animais, ele absorve rapidamente a água do corpo deles, causando a destruição de células e tecidos, transformando seus corpos em uma massa viscosa, disforme, como se estivessem derretendo”, afirma o biólogo Osmar Domaneschi, da USP. O sal, portanto, suga toda a água do corpo das lesmas, que são mais vulneráveis que os caracóis por não terem uma concha calcária para se proteger.
Quando as lesmas entram em contato com o sal, elas sofrem uma desidratação por osmose, de forma que as células e tecidos são destruídos.
A osmose é o processo em que um solvente - como a água - se transfere do meio hipotônico para o hipertônico através de uma membrana semipermeável para alcançar um equilíbrio hídrico, ou seja, com o objetivo de que os dois meios "vizinhos" tenham a mesma concentração de soluto com relação ao solvente.
Ou seja, a água passa pelas membranas celulares da lesma em "direção" ao sal, que é o meio hipertônico, e com isso as células morrem.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/5175677