9- Quais métodos contraceptivos hormonais orais são ofertados pelo SUS?
10- Quais métodos contraceptivos hormonais injetáveis são ofertados pelo SUS?
Respostas
Resposta:
ORAIS
Anticoncepcional oral combinado:
É o mais procurado e utilizado pelas mulheres, possuindo 99,7% de eficácia quando usado corretamente, sendo uma combinação de etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15 mg, que nada mais é que a mistura dos hormônios estrogênio e progesterona.
Minipílula:
Composta de apenas por progesterona, diminuindo assim o risco de desenvolver trombose, na formulação oral de noretisterona 0,35mg.
Pílula de emergência:
Mais conhecida como pílula do dia seguinte, é indicada em casos de emergência. Sua formulação é em dose única de levonorgestrel, na concetração de 1,5mg.
INJETÁVEIS
Injetável mensal:
Disponível na formulação de enantato de norestisterona 50mg + valerato de estradiol 5mg (combinação de estrogênio e progesterona), é aplicado todo mês e a mulher menstrua normalmente.
Injetável trimestral:
Sua formulação é composta apenas de progesterona, sendo o acetato de medroxiprogesterona 150mg, aplicado via intramuscular a cada três meses.
OBS: Há também os dispositivos intrauterinos e métodos de barreira.
DIU Tcu-380 A (DIU T de cobre):
Dispositivo de plástico flexível, em forma de T, que mede aproximadamente 31mm e que é inserido na cavidade uterina. O DIU de cobre é revestido por filamentos de cobre que bloqueiam a entrada das tubas uterina na mulher.
Diafragma:
É um método vaginal de anticoncepção que consiste em um capuz macio de látex ou de silicone côncavo, com borda flexível, que recobre o colo uterino.
Preservativo masculino:
Consiste em um envoltório de látex, poliuretano ou silicone, bem fino, porém resistente, que recobre o pênis durante o ato sexual, impedindo que a ejaculação aconteça dentro do canal vaginal. É um dos métodos mais utilizados na prevenção de doenças.