• Matéria: Geografia
  • Autor: joicemartins792
  • Perguntado 3 anos atrás

mim ajudem pfv!!!!!!​

Anexos:

Respostas

respondido por: kethelynestevam8
0

Resposta:O início do poema mostra os efeitos da radioatividade nas vítimas civis que foram atingidas. As crianças, alheias ao conflito de duas grandes nações, tornaram-se nos versos de Vinicius de Moraes mudas telepáticas. As meninas cegas inexatas parecem fazer menção às consequências da radioatividade nas gerações futuras.

Explicação:

A bomba é comparada com uma rosa porque quando explodiu, resultou na semelhante imagem de uma rosa a desabrochar. Uma rosa normalmente está relacionada com a beleza, no entanto, a rosa de Hiroshima remete para as horríveis consequências deixadas pela guerra.

Logo a seguir vemos a imagem da rosa se contrapor com o rastro que é deixado pela bomba. "A rosa hereditária / A rosa radioativa" exibem o contraste entre a flor, o auge de um vegetal crescido em um ambiente saudável, e a destruição causada pelo homem.

O poema de Vinicius de Moraes fala das gerações afetadas pela guerra e pelo rastro de sofrimento e desespero deixado nas gerações posteriores. "A rosa com cirrose" faz referência à doença, ao fumo, uma antirrosa sem qualquer beleza, "sem cor sem perfume".

Perguntas similares