Leitura do texto.
"Relíquia de uma era em que a ordem natural das coisas incluía o sol, as estrelas e o Império Britânico, Hong Kong será devolvido à China à meia noite da próxima segunda-feira, 30 de junho. [...]
Do ponto de vista dos ritmos mais profundos da história, a cerimônia tem um simbolismo rico. Em primeiro lugar, Hong Kong, que em chinês significa 'porto perfumado', é a última joia da coroa de um império que já foi tão vasto a ponto de o sol nunca se pôr em seus domínios. A devolução da ilha marca também o fim de uma era, a da conquista territorial, pois se tornou inadmissível no mundo moderno que um país arranque um pedaço material de outro".
(Veja, São Paulo, 25 junho de 1997)
Em 1997, a China recuperou a soberania sobre Hong Kong, depois de mais de 150 anos de domínio britânico. A nova Constituição de Hong Kong, a chamada Lei Básica, garante que o capitalismo, regime oposto ao da China comunista, continue intocado por mais cinquenta anos. Somente a partir daí será decidido o futuro da antiga colônia britânica.
Pesquise sobre a história de Hong Kong e responda:
1- Que elementos culturais permitem afirmar que Hong Kong é de fato um território chinês e não britânico?
2- Avalie a afirmação do autor da reportagem sobre ser inadmissível, no mundo moderno, que um país arranque um pedaço de outro.
3- Quais desdobramentos da presença britânica no desenvolvimento econômico de Hong Kong?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1) Hong Kong e grande parte de sua população, ao longo da colonização, tinham criado identificação com a Inglaterra. Apesar do fim da soberania britânica na região, restava ainda o aparelhamento social e a configuração que ainda influenciava sobremaneira a vida na região. Pela vida religiosa que hong kong é de fato um território chinês.
3) A ilha de Hong Kong foi, desde logo, declarada como um porto livre, um estatuto que daria início ao crescimento econômico posterior.
Acompanhe o desenvolvimento do conflito e quais foram suas consequências para entregar Hong Kong aos britânicos e abrir seus portos ao livre comércio.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás