As brincadeiras fazem parte da cultura infantil e são manifestações da cultura corporal, daí a importância dessa temática para a Educação Física. Durante as brincadeiras as crianças vivenciam momentos de imaginação, criatividade, relação social, apropriação do espaço e dos materiais disponíveis. O brincar representa mais do que uma forma de desenvolvimento físico e intelectual; representa também o desenvolvimento de vínculos afetivos e sociais e uma maneira das crianças expressarem sua cultura. Entretanto, as brincadeiras ainda são vistas com pouca importância por grande parte do mundo adulto, que considera o brincar como inútil ou tempo perdido. ARRUDA, F. Abiana Moura; MÜLLER, Verônica Regina. Brincadeiras e espaços urbanos: um estudo da prática lúdica de crianças de diferentes classes sociais da cidade de Maringá-PR. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 13, n. 4, 2010. Adaptado. Considerando o fragmento de texto acima, podemos problematizar a falta de espaços ou a falta de acesso aos espaços públicos existentes para essas vivências mencionadas, a esse respeito, a seguir analise as afirmações: I. A escassez de espaços públicos de lazer é um entrave para as vivências lúdicas das crianças com seus pares. II. A violência nos centros urbanos é um fator que favorece o uso dos espaços públicos de lazer pelos jovens e crianças. III. Os espaços públicos de lazer, em algumas localidades da periferia urbana, são utilizados por aquelas crianças que têm tantos outros direitos violados. É correto o que se afirma em:.
Respostas
Resposta: III, apenas.
Explicação: Pagina 86
As pesquisadoras nos apresentam um quadro em que as crianças que moram em um bairro considerado rico (em que se pressupõe que as crianças tenham seus direitos garantidos) não foram encontradas nos
espaços públicos de lazer brincando e se divertindo, o que configura-se como uma violação de direitos. Por outro lado, as crianças do bairro pobre, em meio a tantas outras violações de direitos, estão nos espaços públicos e brincam entre si, tendo convivência comunitária (ARRUDA; MULLER, 2010). Podemos nos questionar, caro(a) aluno(a), a respeito de quem tem uma cultura lúdica garantida diante de uma constatação dessa natureza. Um dos principais entraves dos centros urbanos nessa questão são as crianças e adolescentes que não desfrutam de convívio com seus pares em espaços públicos, por diversos motivos: violência, institucionalização e atividades excessivas, falta de opções de espaços públicos que estimulem a convivência.
Resposta:
resposta certa é a I E III
Explicação:
PROVA CORRIGIDA