Respostas
Com a vinda da família Real para o Brasil, também criou-se o Museu da Biblioteca Nacional, Imprensa régia, o Banco do Brasil, a Academia Militar e da Marinha e a Academia de Belas Artes. Todas essas criações dão frutos até hoje e causaram impacto positivo na vida dos brasileiros.
Resposta:
Benfeitorias da Estadia Portuguesa no Brasil
A vinda da família Real para o Brasil acarretou em mudanças extremas. Permanecendo por um mês na Bahia, fez melhorias na região.
Com a chegada da família, criou-se a Junta do Comércio e a Escola de Cirurgia (que depois virou a Faculdade de Medicina do Estado). Eles também inseriram o Passeio Público e as obras do Teatro São João, que após sua conclusão, tornou-se a casa de espetáculos mais respeitada e renomada do país.
Com a vinda da família Real para o Brasil, também criou-se o Museu da Biblioteca Nacional, Imprensa régia, o Banco do Brasil, a Academia Militar e da Marinha e a Academia de Belas Artes. Todas essas criações dão frutos até hoje e causaram impacto positivo na vida dos brasileiros.
Além dessas, outras medidas culturais também foram adotadas pela família portuguesa, como:
• Fundação do Observatório Astronômico;
• Concepção de cursos;
• Missão Artística Francesa (que estimulou o desenvolvimento das artes);
• Biblioteca Real;
• Concepção da Escola Real de Artes e do Teatro Real de São João.
A Independência do Brasil
Na foto, a Revolução Pernambucana de 1817- movimento precursor da Independência do Brasil. (Foto: Wikipédia)
O processo de Independência do Brasil foi o fator mais marcante com a vinda da família Real para o Brasil. Em 1815, o Brasil foi declarado reino unido ao de Portugal e Algarves, deixando, assim, de ser uma colônia.
Porém, com a vinda da família Real para o Brasil e sua estabilidade em território brasileiro, o caminho era para a unificação do País. Dom João tomou algumas medidas em território brasileiro que acentuou o interesse do comércio entre ingleses e brasileiros, inclusive ficando este fato marcado pela abertura dos portos às Nações Amigas.
Através desse processo, Portugal ficou sem seu monopólio comercial com o Brasil e os abastados da agricultura visaram Independência. Apesar dessa abertura, o Brasil não ficou em desvantagem e virou um consumidor e fornecedor interessante para a Inglaterra.
Dom João, após um determinado período, precisou voltar para Portugal em decorrência das revoltas dos Portugueses na Revolução do Porto.
A permanência dos executivos estrangeiros era contestada. A intenção era que Portugal, com seus negociadores, tivesse total poder sob o comércio brasileiro.
Por causa dessas exigências, Dom João voltou para Portugal em 26 de abril de 1821, deixando Dom Pedro I, seu filho, responsável pelo país como governante. Essa decisão alegrou ambas as partes, portugueses e brasileiros. Ele tinha aproximação com a elite agrária.
Como já é sabido, em 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro I declarou Independência do Brasil.
Porém, esse processo seguiu-se com uma guerra de independência. Alguns meses depois ocorreu a Aclamação do Imperador do Brasil, D. Pedro, em 12 de outubro. Em dezembro (dia 1°) sua coroação foi realizada.