Respostas
os Etruscos:
Etruscos foram os primeiros povos a impor o seu poder na maior parte da Península Itálica. Oriundos da rica região situada a sul do rio Arno, a norte do rio Tibre e a oeste dos Montes Apeninos, região esta que corresponde à atual Toscânia.
Por volta de 700 a. C., a civilização da primeira Idade do Ferro deu origem, na Toscânia, a uma civilização de tipo orientalizante, iniciando, deste modo, a sua aparição na península italiana.
Porém, as suas origens são complexas. A hipótese mais plausível é a de que os Etruscos chegaram vindos da Ásia ocidental, durante os períodos conturbados que se seguiram ao colapso dos impérios hitita e micénico e estabeleceram-se em Itália, onde se misturaram com a população nativa (vilanoviana), já estabelecida.
Esta hipótese é a mais provável, na medida que a língua etrusca apresenta estreitas afinidades com as escritas orientais e porque existe uma série de características nas cerimónias religiosas etruscas que encontram o seu paralelismo no Oriente.
Assim, a civilização etrusca resulta de uma evolução mais geral e não de uma migração.
Por volta do século VIII a. C., estes habitantes da Toscânia agrupavam-se numa série de centros urbanos, construindo as suas cidades segundo um plano regular e aproveitando as características da topografia. No Norte, estas cidades viviam da agricultura e conheciam o trabalho do metal, explorando as jazidas de bronze e ferro que existiam na ilha de Elba e nas zonas mais próximas da Península Itálica. No Sul, outro grupo de cidades que também dependiam da agricultura, mas que participavam ativamente no comércio internacional, importavam grandes quantidades de vasos gregos e outros produtos artísticos e exportavam objetos de bronze, sendo de distinguir a sua cerâmica negra de grande qualidade.