História Ir para versão antiga A festa do entrudo foi introduzida no território brasileiro ainda no período colonial. É uma festividade de origem portuguesa que ganhou o gosto popular durante o Império, como evidencia o texto. A cena de senhores e escravos convivendo, ou melhor, entrudando-se, não era comum. Os escravos tinham participação no jogo das elites, servindo de apoio à brincadeira, provendo seus senhores do material necessário para o jogo. Assim a Corte praticava um entrudo doméstico, familiar, no interior de suas residências [...]. A população pobre e os escravos, por sua vez, ocupavam as ruas do Rio de Janeiro como espaço próprio de exercício do jogo. Construíam, de tal modo, uma ocasião para "além da folga e do divertimento, (...) inverter sinais, e rir dos brancos.
Tendo como base o texto e considerando o período do Primeiro Reinado, compreende-se que a festa dos entrudos marcava não somente um período de divertimento, mas também carregava consigo sinais de
A. uma oportunidade de socialização apenas entre as classes elitizadas, visto que os escravizados não podiam participar de tais festividades.
B. uma crítica à sociedade brasileira, apontando suas desigualdades e os distanciamentos promovidos pelo processo de escravização.
C. abandono das diferenças promovidas pelo processo colonizador, sendo, em um dia, permitida a convivência dos
senhores e dos sujeitos escravizados.
D. um processo delimitador do conservadorismo da elite brasileira, que via as manifestações da festa como um traço exclusivo da populaça.
Respostas
respondido por:
12
A resposta correta acerca da festividade do Entrudo é a letra B: "uma crítica à sociedade brasileira, apontando suas desigualdades e os distanciamentos promovidos pelo processo de escravização."
A festa de entrudo era comemorada durantes três dias antes de iniciar a quaresma pascoal. Essa festa foi substituída pelo que é conhecido como carnaval atualmente. No período colonial, durante essa festa, toda a população de todas as classes comemoravam, seja na rua ou nas casas.
Entretanto, essa festividade também simbolizava a desigualdade social e separação de classes, uma vez que as festividades de rua após algum tempo passaram a ser proibidas e somente a classe mais rica tinha direito a bailes mais sofisticados.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás