1) Como é o jiu-jitsu Brasileiro?
2) Qual o significado da palavra japonesa jiu-jitsu?
3) Qual foi o ambiente de criação do jiu-jitsu?
4) Qual a finalidade da criação fo jiu-jitsu?
5) como o jiu-jitsu chegou no Brasil?
6) como são contados os pontos durante a luta de jiu-jitsu?
Respostas
Resposta: Olá! Esse é bem complexa mas vou tentar te ajudar. Caso queira acesse meu canal no youtube Professor Michael Barbosa onde tenho vários vídeos de exercícios e atividades de Educação Física que talvez possam te ajudar aí também. Segue o link:
https://www.youtube.com/channel/UCwZ-zyKV4xbqhl8SqXvj9TA
Explicação:
1- Como é o jiu-jitsu Brasileiro?
O Jiu-Jitsu Brasileiro é um estilo de Jujutsu ou Ju-Jitsu japonês que foi desenvolvido no Brasil pela família Gracie. Trata-se de uma arte marcial que reflete um desporto de combate e revela um sistema de defesa pessoal próprio que se concentra no imobilizar da ação do adversário.
2- Qual o significado da palavra japonesa jiu-jitsu?
Etimologicamente, a expressão japonesa jiu jitsu pode ser traduzida literalmente como “arte da suavidade” ou “técnica da brandura”, uma referência ao caráter e filosofia desta arte marcial: o equilíbrio e o controle total do corpo.
3- Qual foi o ambiente de criação do jiu-jitsu?
A versão mais difundida entre o meio, é a de que o Jiu Jitsu teve origem no Japão. Uma outra versão, muito mais complexa, diz que o Jiu Jitso surgiu na Índia, onde era praticado por monges budistas.
4- Qual a finalidade da criação fo jiu-jitsu?
A estratégia era fundamental, entre os séculos 11 e 19, para os samurais enfrentarem, até sem espada, adversários com armaduras pesadas. Com a grande leva de imigração para a Europa e as Américas, no começo do século 20, a “arte suave” ganhou o mundo.
Como mencionado, o objetivo dos lutadores de jiu-jitsu (também chamados de jiujitsuoka, de modo mais formal, e jiujiteiro, de maneira mais coloquial) é derrubar e dominar o oponente através de golpes caracterizados por torções, pressões e alavancas.
5) Como o jiu-jitsu chegou no Brasil?
Tudo começou em 1914, quando o japonês Mitsuyo Maeda, especialista nas artes marciais orientais, desembarcou no Brasil. Especialista nas artes marciais do Oriente,o japonês Mitsuyo Maeda vinha de uma turnê pela América do Norte e Central, onde apresentara – pela primeira vez no continente – o judô e o jiu-jitsu.
6) Como são contados os pontos durante a luta de jiu-jitsu?
São contados dois pontos para queda, dois pontos para raspagem (derrubada de adversário já no solo), três pontos para passagem de guarda (situação em que o lutador consegue transpor as pernas do adversário, chegando à posição lateral, terminando numa imobilização estabilizada em três segundos), quatro pontos para montada ou ataque pelas costas colocando os ganchos.
São contadas vantagens para passagens ou montadas não estabilizadas, bem como golpes encaixados que não resultem em finalização.
A punição pode ocorrer em várias situações, notadamente, em caso de pouca combatividade ("amarração") de quem estiver em vantagem, aproveitando-se de tal situação para deixar o tempo passar sem risco de reversão, mesmo após três advertências ocorrerá a eliminação do atleta.
Até!