Qual era a visão dos modernistas sobre a interação social dos negros?
Alguém pode me ajudar, por favor?
:)
Respostas
Resposta:
Durante o início da década de 30, motivados pelo desenvolvimento industrial e pela necessidade de incorporação dos negros ao mercado de trabalho nas grandes metrópoles, a burguesia brasileira careceu de desenvolver uma série de ideias que colocassem um lugar ao negro na cultura nacional. Entretanto, não era apenas a contribuição cultural da população negra que permanecia ausente do conjunto de ideias formadoras da nação. A própria ideia de nação ideia de nação bebia sua imagem de fontes europeias e não conseguia, portanto, construir um cenário cultural e ideológico autônomo que desse lugar a um desenvolvimento parcialmente autônomo da própria sociedade.
Do fim da escravidão em 1898 à década em questão, a localização do negro seguia submetida a um conjunto de ideias que legitimavam uma manutenção velada de escravidão, com um regime de trabalho que se mantinha em séculos distante do trabalho assalariado. No campo das ciências sociais, os primeiros autores a delegarem uma localização a população negra que a responsabilizasse por aspectos culturais da nação brasileira o faziam ao descrevê-la como de passiva servidão, safadeza ou malandragem. É comum em "Casa Grande e Senzala" de Gilberto Freyre, encontrar referências aos negros como um povo que se permitiu a"miscigenação" como por vontade própria, que não se revoltou e aceitou seu destino de braços abertos. Consequentemente, o autor é capaz de afirmar em vários momentos de sua vida que, na medida em que a sociedade se miscigenou, o racismo deixa de existir, pois todos tem sua influência negra, judaica, árabe, etc., e portanto se interrelacionam de maneira igualitária. Bastam alguns relatos da escravidão para provar o estupro como originário dos negros mestiços e as revoltas constantes como constitutivas da recusa a uma vida escrava.
O Movimento modernista, inaugurado com a Semana de Arte Moderna realizada no ano de 1922, não é considerado um marco artístico inclusivo. Isso porque os brancos e pertencentes à elite nacional eram a grande maioria dos artistas que manifestavam-se livremente nesse contexto.
O movimento negro e o Modernismo
Apesar de buscar romper consideravelmente paradigmas inerentes à sociedades e artistas do passado, o modernismo não atentou-se à causas sociais étnicas, o que impediu que o movimento negro e a interação social negra fosse temática abordada pelos artistas do modernismo.
Saiba mais sobre o modernismo em: https://brainly.com.br/tarefa/1800774
#SPJ2