2) Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede.
"O melhor consistiria em ser amado e temido, mas é difícil. Então, é mais seguro ser temido. Por quê? Há várias razões para isto. Em primeiro lugar, os homens são geralmente ingratos, dissimulados, trêmulos em face dos perigos e ávidos de lucro; enquanto lhes fazem bem são dedicados; oferecem-vos o sangue, os bens, a vida, os filhos, enquanto o perigo só se apresenta remotamente, mas quando este se aproxima, bem depressa se esquivam. Além disso, os homens receiam muito menos ofender aquele que se faz amar do que aquele que se faz temer. O vínculo de amor, rompem-no ao sabor do próprio interesse, enquanto o temor sustenta-se por um medo do castigo, que jamais os abandona. Enfim, não depende do príncipe ser amado, mas dele depende ser temido, os homens temem conforme quer o príncipe. Ora, um príncipe deve basear-se, não no que depende de outrem, mas no que depende de si mesmo".
CHEVALLIER, Jean-Jacques. As grandes obras políticas de Maquiavel a nossos dias. Rio de Janeiro: Agir, 1999.
a) O texto apresenta aspectos do pensamento de Maquiavel, teórico do Absolutismo. Qual obra deste pensador é citada no trecho? Por que você chegou a essa conclusão?
b) De acordo com o trecho, que sentimento deveria ser despertado pelo soberano para manter-se no governo? Por quê?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A) O livro "O Príncipe" Pois a Frase "Mais vale ser temido do que amado" é retirada da do livro feito especialmente par um príncipe, para guia-lo como um guia de se manter no poder.
B) Auto controle, antropocentrismo, narcisismo e ódio. Pois estes sentimentos farão o governante chegar-se e manter-se no poder sem se importar com os meios;
Explicação:
Espero ter ajudado :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás