Ideologicamente o movimento pela reforma sanitária brasileira acreditava que a saúde não era uma questão a ser resolvida por autoridades ou serviços médicos isolados e entendiam saúde como um valor social e político, cujo o debate deveria ocorrer no espaço público, junto a sociedade. As conquistas trazidas por esse movimento resultaram em um sistema de saúde unificado, universal e democrático. As pautas e ideologias defendidas pelo Movimento da Reforma Sanitária Brasileira eram direcionadas, principalmente, à formulação de uma política pública de saúde que tivesse as seguintes características: Alternativas: a) centralização, privatização dos serviços e participação do usuário. b) centralização, universalização e participação do usuário. c) descentralização, universalização e participação do usuário. d) descentralização, tratamento igualitário dentro do sistema e participação do usuário. e) centralização, tratamento igualitário dentro do sistema e participação do usuário.
Respostas
Resposta:
descentralização, universalização e participação do usuário
Explicação:
A alternativa correta acerca do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira c) descentralização, universalização e participação do usuário.
O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira foi desenvolvido em um cenário bastante caótico na saúde pública, uma vez que a saúde era tida como um bem de luxo, em que somente a elite tinha acesso aos melhores atendimentos.
Baseado nisso, o Movimento tinha alguns fundamentos básicos, relacionados à universalização, participação e descentralização da saúde pública.
Assim, visava-se um novo sentido social para a saúde, principalmente, para que atendesse às camadas mais pobres, com a mesma qualidade.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/24998436
descentralização, universalização e participação do usuário