• Matéria: Pedagogia
  • Autor: meduardadepaula86
  • Perguntado 3 anos atrás

Considere que você é um profissional da área de educação e atua em uma escola de educação infantil. O seu papel é atender os pais e orientá-los quanto ao cuidado com as crianças e a relação família/escola. Muitas famílias se sentem culpadas por terem que deixar os filhos na escolinha antes de 1 ano de vida para o retorno da mãe ao mercado de trabalho. Um dia, uma mãe o(a) procurou muito preocupada com o estado emocional do bebê. Segundo ela, a criança parecia estressada, chorava muito e se irritava sempre que ela (a mãe) estava por perto. Como você faria o atendimento a essa mãe? Descreva a sua abordagem para ajudar a mãe a solucionar a situação. E, com base na relação entre psiquismo e motricidade, levante uma hipótese para o comportamento da criança.

Respostas

respondido por: clarass2689
5

Resposta:

ficaria calma ,para tentar acalmar a mãe e ajudá-la,falaria que a criança n está acostumada a ver muitas pessoas sente a falar nada mãe e por isso chora

respondido por: marivillafane
13

Resposta:

Explicação:

É muito comum que os pais se sintam culpados por estarem ausentes da vida do filho e eles tendem a compensar essa ausência de diversas formas. Uns dão presentes e mimos em excesso, outros procuram dedicar todo o tempo livre ao filho e, ainda, há aqueles que satisfazem todas as vontades da criança pois têm dificuldade de dizer não.

Para o atendimento a esta mãe, é fundamental um momento e um espaço definidos para a escuta cuidadosa do caso. A mãe precisa se sentir acolhida, pois tudo que se refere ao filho pode ser muito angustiante. Para compreender melhor a situação, algumas perguntas são importantes para conhecer um pouco mais da família e sua dinâmica.

É preciso considerar que a criança é uma hábil imitadora, que é extremamente atenta e observadora e que antes do desenvolvimento da linguagem é capaz de perceber, pelos gestos e comportamento, o sentimento de seus cuidadores. Ao ter pais estressados pela sobrecarga de atividades, cansados por terem que trabalhar e cuidar do filho e, ainda, culpados por não se dedicarem a ele por mais tempo, a criança pode estar simplesmente “imitando” o comportamento dos pais. Se os gestos, palavras e movimentos dos adultos expressam ansiedade ou agressividade, a criança tende a repeti-los e demonstrar o comportamento descrito pela mãe.

Perguntas similares