• Matéria: Saúde
  • Autor: multidrogasodeon2adm
  • Perguntado 4 anos atrás

O sistema nervoso parassimpático, que usa acetilcolina quase exclusivamente para enviar suas mensagens, é considerado quase totalmente colinérgico. As junções neuromusculares, os neurônios pré-ganglionares do sistema nervoso simpático, o prosencéfalo basal e os complexos do tronco cerebral também são colinérgicos, assim como o receptor para as glândulas sudoríparas merócrinas. Disserte sobre as etapas envolvidas na neurotransmissão colinérgica e o que ocorre em cada uma delas.

Respostas

respondido por: thalisoares
5

Resposta:

O sistema colinérgico é composto pela acetilcolina (Ach), seus receptores e as enzimas responsáveis pela síntese e e degradação.

A Ach é sintetizada a partir de acetil-coenzima A e colina pela enzima Colina-O-Acetil-Transferase (ChAT) no neurônio pré-sináptico. Após ser sintetiza a Ach é transportada por um transportador vesicular (VAChT) e armazenada nas vesículas sinápticas. A partir de algum estímulo a Ach é liberada do interior das vesículas por exocitose na fenda sináptica e interage com o receptores colinérgicos (muscarínicos ou nicotínicos) das membranas sinápticas, transmitindo a informação. Por fim a Ach é degradada em acetato e colina pela ação da enzima Acetilcolinesterase permitindo que os neurônios colinérgicos retornem ao estado de repouso e a colina seja utilizada para a síntese de novas moléculas Ach.

Espero ter ajudado, veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/27964938

Abraços  

Perguntas similares