Proceda a leitura do texto a seguir: "[...] se a variação linguística discutida na escola for inserida na matriz do multiculturalismo brasileiro, teremos mais oportunidade de discutir a estrutura da língua padrão, descrita nos compêndios de gramática normativa, à luz das características de nossa fala brasileira; poderemos identificar os contextos em que as diversas variedades da língua são produtivas; poderemos também ler com mais interesse a literatura brasileira que, desde o modernismo, incorporou modos brasileiros defalar." (BORTONI-RICARDO, Stella Maris; OLIVEIRA, Tatiana de. Corrigir ou não variantes não padrão na fala do aluno? In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro (Orgs) Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.) Sobre a temática lida, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A língua é viva, dinâmica, sofre influências históricas, sendo adequado que seja estudada como um todo, ou seja, não se limitando a ser vista como um sistema estáticos e fechado. ( ) No que se refere ao ensino da Língua Portuguesa, em função de ser usada em jornais e revistas, deve ser priorizada a gramática e a ortografia nas aulas. ( ) É indicado que a variação linguística, bem como as demais variantes do português, sejam trabalhadas em sala de aula. ( ) Cabe a norma padrão ser superior na língua portuguesa, tendo em vista que ela que é cobrada em concursos, por isso é indicado que seja ensinada de forma exclusiva em sala de aula. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
Resposta:
1 v 2 v 3 v 4 F
Explicação:
1. Sim, a língua é dinâmica e sofre alterações por aqueles que dela usam. Desde empréstimos de outras línguas (abajour, azeite, mouse) à simplificações (para - pra, que é de - cadê). OBS se a questão fizer referência a Saussure, daí resposta seria "F", uma vez que para ele, a Língua (Langue) é estática, enquanto a Fala (Parole) é dinâmica.
2. Sim. Todos brasileiros já sabem se comunicar em português, cabe à escola ensinar a norma padrão da língua.
3. Sim, a fim de se evitar o preconceito linguístico (Marcos Bagno).
4. Não se pode falar em superioridade linguística. Cada modalidade deve ser usada de acordo com o contexto. Você não falaria com um juiz da mesma forma que falaria com seu amigo.
Resposta:
Resposta Correta: V F V F
Explicação:
(V ) A língua é viva, dinâmica, sofre influências históricas, sendo adequado que seja estudada como um todo, ou seja, não se limitando a ser vista como um sistema estáticos e fechado.
( F) No que se refere ao ensino da Língua Portuguesa, em função de ser usada em jornais e revistas, deve ser priorizada a gramática e a ortografia nas aulas.
(V ) É indicado que a variação linguística, bem como as demais variantes do português, sejam trabalhadas em sala de aula.
( F) Cabe a norma padrão ser superior na língua portuguesa, tendo em vista que ela que é cobrada em concursos, por isso é indicado que seja ensinada de forma exclusiva em sala de aula.