• Matéria: História
  • Autor: sebfersilva1969
  • Perguntado 3 anos atrás

É certo que o Renascimento faz parte do conjunto dos fatos que marcaram a falência medieval e o início da consolidação do mundo moderno. Por isso, a nova sociedade que se estruturava tinha a necessidade de criar novas ideias, do cultural ao científico, do econômico ao político, do filosófico ao teológico, passando pelo
Pedagógico [...].
MANOEL, I. A. O Renascimento: novas ideias artísticas, políticas, científicas e religiosas. In: PEREIRA,
J. F. Tempos modernos: economia, política religião. Maringá: Eduem, 2011., p. 76.


Considerando a afirmação acima acerca deste contexto histórico, analise as afirmações abaixo:

I- Apesar da tentativa de alguns representantes dessa sociedade de se libertarem das influências da sociedade medieval, estes não percebiam que hábitos e valores medievais se manteriam por séculos na sociedade europeia.
II- Os valores e temores medievais se mantiveram presentes na sociedade moderna e só puderam ser rompidos graças ao esforço dos filósofos iluministas.
III- O Renascimento sem dúvidas é um dos exemplos mais evidentes de ruptura histórica que a História da Humanidade tem registrada e documentada.
IV-​ O Humanismo renascentista que, apesar de não negar a existência de Deus, tornou o homem o centro das investigações humanas.

É correto apenas o que se afirma em:

Respostas

respondido por: lincolnoliveirasanto
1

Resposta: as alternativas II,III e IV

respondido por: rosibarreto
0

Resposta:

II III IV

Explicação:

No livro diz que o Humanismo não nega a existência de Deus, mas coloca o homem no centro. Também ficam claras as afirmações II e III. pag 71

Perguntas similares