• Matéria: Psicologia
  • Autor: alceniralopes010274
  • Perguntado 4 anos atrás

síntese:contribuição da psicólogista para aprendizagem da leitura e escrita​

Respostas

respondido por: willian190931
0

Uma síntese é um resumo que contempla as principais ideias ou a essência de algo. É possível, portanto, fazer uma síntese de um filme, de uma série, de uma novela, de um livro, de um artigo ou de um trabalho acadêmico, por exemplo.

síntese

Aprenda a pronunciar

substantivo feminino

1.

método, processo ou operação que consiste em reunir elementos diferentes, concretos ou abstratos, e fundi-los num todo coerente.

2.

POR METONÍMIA

o todo assim formado.Resumos

O artigo traz dados de uma investigação cujo objetivo foi contribuir para a compreensão das formas por meio das quais a Psicologia vem sendo apropriada pelos projetos de formação de professores em serviço. Mediante o exame do projeto de formação do município de São Paulo, o "Programa Ler e Escrever, Prioridade na escola. Projeto Toda Força ao 1º Ano", analisam-se as concepções psicológicas em suas formas de conceber as crianças, a aprendizagem e o projeto de sua iniciação na cultura escrita. A partir das reconceitualizações sobre a aprendizagem, em que esta é considerada uma decorrência da natureza construtiva da mente infantil, é pertinente perguntar em que medida essas ideias rompem com aquelas anteriores, pertencentes ao assim chamado "ensino tradicional". Para responder a essas perguntas, recorreu-se a algumas das contribuições da história da leitura.

Psicologia e Formação de Professores; Psicologia e AlfabetizaçãoIntrodução

Este trabalho tem por finalidade discutir questões sobre a leitura e a escrita numa perspectiva histórico-cultural. Primeiramente, se discutirá, a partir de um artigo de Sérgio Leite, o processo de alfabetização na concepção tradicional, suas críticas, e as atuais concepções. O conceito de letramento, as contribuições da lingüística e da psicologia e as teorias que compreendem o sujeito com papel ativo no processo educativo também são discutidos.

A pré-história da linguagem escrita e o seu processo de apropriação são abordados a partir de textos de Vygostky, Luria e Cláudia Gontijo; os dois últimos autores embasam suas discussões teóricas em pesquisas cujos dados são apresentados parcialmente neste trabalho.

Por fim, as questões políticas e sociais, implicadas no processo de alfabetização, são trazidas pelos apontamentos de Gontijo e Ana Smolka. Este trabalho não teve por objetivo aprofundar essas questões, apenas trazê-las para o debate.

Perguntas similares