• Matéria: História
  • Autor: augustoalexandre2007
  • Perguntado 4 anos atrás

"O filme 'E o Vento Levou' não pretende focar em denunciar a vida dos escravos sulistas, já que estes são apenas componentes que estão presentes na história vivida pela protagonista. Os escravos são mostrados como elemento natural da paisagem sulista. (...). A memória evocada é a de um sul de belas paisagens naturais, casarões brancos e de bons senhores que 'empregavam' e cuidavam daqueles que julgavam não possuir capacidade de se manterem sozinhos, uma vez que os negros eram considerados inferiores em intelectualidade e civilidade em comparação com os brancos. É a respeito dessa sociedade de damas e cavalheiros benevolentes que a geração sulista pós-guerra constrói e idealiza sua identidade e memória, talvez como um modo de justificar a existência da escravidão." CASTRO, Lara Pereira de. Narrativas da realidade e da ficção para pensar o espaço: A Guerra de Secessão e "E o vento levou". Monografia de Bacharelado - Departamento de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018, p. 21. Adaptado. De acordo com a autora, o filme "E o Vento Levou" A desconstrói o estereótipo do escravo sulista. B rompe com a romantização das relações entre senhores e escravos. C denuncia as condições degradantes às quais os escravos eram sujeitos. D é uma cópia fiel das relações ocorridas entre senhores e escravos do sul. justifica a escravidão sulista através da manutenção de estereótipos ligados às pessoas escravizadas.​


juliajvvgr5: Eu marquei C de Cristo mais aí tú escolhe C de Cristo ou D de Deus
glinhares737: mem essa ai so deus pode responder kk
Naoseibro1234: kakakakakak

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
6

É correta a alternativa E, já que o ponto da autora é que o filme "E O Vento Levou" é construído a partir da ideia que as elites escravocratas da região sul dos Estados Unidos eram "jovens nobres" e que tinham "carinho" pelas pessoas que escravizavam.

Esta ideia foi muito difundida pelos derrotados na Guerra Civil Americana, justamente os descendentes dos escravocratas da parte sul do país, para mistificar o seu passado e representar como fatos históricos coisas que, na verdade, não aconteciam, assim como para esconder o extremo grau de violência e desrespeito aos escravizados que ocorria naquela sociedade.

respondido por: Blossombrr
0

Resposta:

letra

Explicação:

confia

Perguntas similares